Cuidado, acolhimento e Prevenção marcaram a sétima edição do Projeto “Viva Luciana”.

“É importante para nossa comunidade receber tantos serviços em uma só ação”. O relato de uma das mulheres atendidas resume o impacto da 7ª edição do Projeto Viva Luciana, realizada sábado (22), em Carnaíba do Sertão.

A iniciativa é promovida pela Guarda Civil Municipal de Juazeiro (GCM) desde 2019, com foco em ações de cuidado, bem-estar e saúde para mulheres do município.

A inspetora-chefe da GCM, Hermínia Dias, destacou que o projeto nasceu do legado da colega Luciana Aquino, vítima de câncer do colo do útero.

“Esse projeto é o legado deixado por nossa colega GCM Luciana Aquino, que partiu muito cedo. A partir daí, realizamos ações como essa, que reforçam a importância do autocuidado e dos exames de rotina capazes de identificar precocemente doenças como o câncer de mama e de colo de útero, aumentando as chances de cura”, afirmou.

Além da marcação de exames pelo Instituto Ivete Sangalo, a edição deste ano ofereceu Orientações sobre prevenção de doenças renais; Teste de HPV, fundamental para a detecção precoce de lesões pré-cancerígenas; Serviços do CRAS e Bolsa Família, com assistência social e familiar; Participação da Patrulha Maria da Penha da GCM, levando informações sobre enfrentamento à violência doméstica e familiar.

A moradora da comunidade, Lidiane Batista, aprovou a iniciativa. “Aprendi coisas sobre a saúde da mulher que eu não sabia e que, a partir de agora, vou levar para a vida e compartilhar com minhas colegas”, disse.

O comunitário Luan Rodrigues também celebrou a ação. “Carnaíba do Sertão agradece à Prefeitura de Juazeiro e aos parceiros por trazerem serviços essenciais para nossa população, evitando o deslocamento até a cidade”, destacou.

A edição contou ainda com a participação da Clínica Íntimus. A enfermeira Luana Rodrigues levou informações sobre saúde da mulher e ciclo menstrual.

“Foi gratificante participar, compartilhando conhecimento e explicando como ocorre o ciclo menstrual e sua importância para o corpo da mulher. É fundamental vivenciar esse processo de forma natural e harmônica”, afirmou.

Criado após o falecimento de Luciana Aquino, o Projeto Viva Luciana homenageia uma profissional exemplar que ocupava espaço de liderança dentro da GCM.

O secretário de Segurança Cidadã, Adegivaldo Mota, reforçou o papel social da iniciativa, “Esse projeto é uma justa homenagem à nossa colega que partiu muito jovem, aos 36 anos. É importante frisar que fazer segurança pública não é apenas realizar patrulhamento, mas também desenvolver ações que aproximem e integrem a GCM com a comunidade”, declarou.

 

Texto: Márcio reges – Ascom PMJ

Imagens: Jefferson

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *