Juiz determina cassação dos mandatos do prefeito Galego de Nanai e da vice-prefeita de Cabrobó

O juiz eleitoral da 77ª Zona Eleitoral de Cabrobó, Felippe Lothar Brenner, emitiu sentença nesta sexta-feira, 7, cassando os mandatos e tornando inelegíveis por 8 anos o prefeito de Cabrobó, Elionai Dias, conhecido como Galego de Nanai, e a vice-prefeita, Fernanda Torres. Eles são acusados de abuso de poder econômico durante a campanha eleitoral de 2024.

O magistrado julgou parcialmente procedente a Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) sobre o caso, movida pelo Ministério Público Eleitoral (MPE), que pediu a cassação da chapa vencedora do pleito em Cabrobó.

Na decisão, o juiz destaca que “os réus promoveram a distribuição indiscriminada de combustíveis em favor de eleitores, com nítida finalidade eleitoral e inclusive se utilizando de espaços públicos (Escola Municipal)”. Cita, também, que o prefeito excedeu em 155% o número de cargos comissionados e em 18,39% as contratações por excepcional interesse público, configurando “desvio de finalidade e violando os limites impostos pela legislação eleitoral”.

Prefeito se pronuncia

Em vídeo publicado nas redes, Galego de Nanai afirma que vai recorrer ao Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE). “Recebemos com tranquilidade a decisão e vamos apresentar os recursos necessários para que o processo possa ser reavaliado pelo Tribunal Regional Eleitoral”, disse, ressaltando que continua no cargo até o julgamento em 2ª instância.

Alfinetando a oposição, ele declarou que a maior confirmação da vitória em 2024 é a ampla vantagem da votação que obteve, com mais de 8 mil votos de frente em relação ao segundo colocado.

Da redação do Blog do Chico Gomes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *