Estudantes interessados em participar devem enviar, até dezembro, uma mensagem demonstrando interesse e informando o número de WhatsApp para contato, para o e-mail: [email protected]. Podem participar apenas estudantes maiores de 18 anos, matriculados em universidades públicas de Petrolina ou Juazeiro.
As entrevistas serão realizadas presencialmente pelos integrantes do Letrans, permitindo que os voluntários compartilhem suas experiências como pessoas LGBTQIAPN+ no ambiente acadêmico.
O estudo analisará, a partir das respostas coletadas, como fatores sociais como raça, classe e gênero influenciam as vivências de estudantes LGBTQIAPN+ na decisão de se assumirem ou não na universidade. A pesquisa também investigará de que forma viver fora do armário ao longo do curso impacta positivamente ou negativamente os estudantes.
A iniciativa integra o projeto de iniciação científica “Estar na Universidade é Viver Fora do Armário? Um estudo fenomenológico sobre a experiência de ser LGBTQIAPN+ em instituições de ensino superior do sertão nordestino”, financiado pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Segundo a professora Shirley Macedo, a pesquisa é fundamental para proporcionar aos estudantes um espaço de escuta e expressão, além de possibilitar que seus resultados contribuam para a formulação de políticas públicas voltadas ao cuidado da população LGBTQIAPN+.