A vida de Coronel Mariano está definitivamente entrelaçada aos sertões desde Petrolina nessa beira privilegiada de Rio São Francisco. Quis DEUS, em sua onisciência, trazer esse oficial da Polícia Militar de Pernambuco da também sertaneja Custódia para servir a segurança cidadã no vale sanfranciscano.
O então tenente Mariano logo foi promovido Capitão e depois Major com a firme incumbência de ocupar postos chaves, como advogado, de delegado da cidade de Petrolina e simultaneamente ser o primeiro comandante do Quinto Batalhão de Polícia Militar entre o final dos anos 1960 e início dos anos 1970.
Com muita história pública, e, com a amizade e confiança do então governador de Pernambuco Doutor Nilo Coelho (1968-1971)Trazendo consigo a vocação, a temperança pra liderar policiais nessa cidade fronteiriça com a Bahia. Algo muito importante e complexo por envolver duas cidades de sotaque diferente, Petrolina e Juazeiro da Bahia.
O então Major Mariano, conduziu com eficiência essa política pública. Em Petrolina, manteve sempre sua vida familiar e profissional dentro da liturgia civil com suas demandas da vida militar e sempre em proteger qualquer pessoa conforme as leis do país. Major Mariano, foi para a reserva militar e adaptou-se a vida civil com absoluta transparência.
Na iniciativa privada, construiu amizades sólidas e empreendimentos comerciais. Também assumiu mandato eletivo de vereador e virou secretário da Segurança Cidadã do governo Odacy Amorim (2007-2008) sempre com prestigiada discrição e compromisso com os anseios de Petrolina. Um período robusto de 50 anos de convívio e trabalho nessa Petrolina próspera.
Aniversariante nesse emblemático 07 de Setembro, o agora CORONEL MARIANO, ao lado de sua amada Zita Coelho, sempre construindo uma relação de confiança e edificação sólida de interesses na vida particular e pública, ao lado de amigos, com projetos que contemplam a cidade e tantos amigos. Esse realizado coronel Mariano, tem motivos pra festejar a vida, em meio às tarefas, desafios e triunfos de uma jornada exitosa, espetacular. Salve, CORONEL MARIANO nessa data querida.
Escrevi, Marcelo Damasceno