Juazeiro viveu, nesta sexta-feira (29), um momento histórico na luta contra a fome e a vulnerabilidade social. A cidade inaugurou a primeira Cozinha Comunitária e Solidária, localizada no bairro Quidé, que oferece refeições gratuitas e de qualidade para as famílias que mais precisam. O espaço é um marco no avanço das políticas públicas de combate à fome e foi viabilizado por meio de uma parceria entre o Governo do Estado, o Instituto Inova Bahia e a Prefeitura de Juazeiro, por meio do programa Juazeiro Sem Fome.
Para os moradores, a iniciativa representa uma oportunidade. Dona Edineusa, confirma isso. “Eu percebo que tem muitas pessoas que realmente precisam. Se a gente não precisasse não estaria aqui, né? Então é muito bom isso. Meu esposo fez o cadastro para receber e eu vim pegar”, disse.
Durante a inauguração, Tiago Pereira, coordenador-geral do Programa Bahia Sem Fome, destacou a importância da iniciativa. “Esta ação vai além da simples oferta de refeições; estamos assegurando direitos, implementando políticas públicas em benefício da população e fortalecendo a dignidade de cada indivíduo”, explicou.
A Cozinha Comunitária está localizada em um ponto estratégico do bairro, na Travessa Jorge Khoury, garantindo fácil acesso à população em situação de vulnerabilidade. A execução do projeto ficou a cargo do Instituto Inova Bahia, selecionado por meio de edital público, com apoio financeiro do Governo do Estado.
O presidente do Instituto, Ronny Queiroz, explicou a logística do projeto e ressaltou a dimensão do impacto. “O objetivo é atender famílias em situação de vulnerabilidade alimentar grave, por meio do Programa Bahia Sem Fome e do projeto ‘Comida no Prato’, que já retirou mais de um milhão de pessoas da insegurança alimentar. Estamos colocando isso em prática aqui, entregando 400 refeições por dia a partir de hoje, que é nossa abertura oficial”, detalhou.
Com equipamentos modernos e uma organização exemplar, a estrutura foi planejada para oferecer refeições nutritivas e seguras. A coordenadora do programa Juazeiro Sem Fome, Lorena Pesqueira, reforçou o principal objetivo do espaço. “A proposta é incentivar a segurança alimentar e nutricional da população e cuidar das pessoas, ampliando a dignidade das famílias atendidas”, pontuou.