catadores do lixão de Juazeiro são alvo de ação social

 

Na manhã  de ontem  (3), a Secretaria de Igualdade, Assistência Social e Cultura (Seiasc), em parceria com a Secretaria de Saúde (Sesau), Secretaria de Educação (Seduc) e com o Instituto de Inclusão Social, Desenvolvimento Econômico, Cultural e Ambiental (Ideia), promoveu uma ação social integrada com os catadores do lixão de Juazeiro. A área encontra-se em obras do projeto de remediação desde o dia 17 de maio. Inicialmente os catadores receberam atendimento de saúde, com os técnicos de enfermagem da Sesau realizando serviços de aferição de pressão e teste de glicemia, além de vacinação contra a gripe e o tétano. Em outra frente, as supervisoras do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) entrevistaram as mães presentes visando identificar as crianças que ainda não são beneficiadas pelo programa.

 

Feliz com o dia diferente que estava vivenciando no local onde trabalha desde os 13 anos de idade, a catadora Priscila Tainara de Lima, de 22 anos e mãe de três filhos, aguardava com muita ansiedade pelo momento de tirar todos os documentos e então finalmente poder ser inserida nos programas sociais. “Só tenho a Certidão de Nascimento e por isso fiquei de fora do Minha Casa, Minha Vida. Agora, com esse trabalho feito pela Prefeitura vou ter meus documentos completos e entrar no Bolsa Família e nos outros programas”, comemorou.

 

A equipe do Bolsa Família fez o atendimento a todos os catadores que estavam de posse de documentos e os mesmos já passarão a possuir o Número de Inscrição Social (NIS), ponto primordial para ser dado o passo seguinte, que é a inclusão dos respectivos cadastros em todos os programas sociais do Governo Federal. Os catadores na mesma situação de Priscila Tainara, também foram encaminhados pelas coordenadoras dos CRAS para providências de emissão de novos documentos.

 

O secretário Crisóstomo Lima (Zó), afirmou que a Prefeitura está cada vez mais imbuída em promover ações integradas como esta, buscando beneficiar a população mais necessitada do município. “Primeiro iniciamos a parte de infraestrutura com as obras de remediação desta área do lixão e hoje a gente chega aqui com outra frente, trazendo serviços essenciais como o social, a educação e a saúde”.

 

Zó informou ainda que esta não será uma ação isolada. “Não vamos parar por aqui, a equipe da Seiasc já identificou outros grupos que vivem à margem das questões básicas de cidadania no nosso município e também faremos uma ação com essas pessoas, a exemplo dos trabalhadores temporários da área agrícola e dos catadores de lixo da área urbana”, concluiu.

 

 

 

 

Ascom/PMJ

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *