Além de receber a abertura da 2ª edição do Festival Pernambuco Meu País, Salgueiro sedia outro importante evento nesta quinta-feira, 24. A Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), em parceria com o portal Movimento Econômico, iniciará na cidade a série de seminários “Conexões Transnordestina – A Ferrovia que Mudará Pernambuco”.
O evento acontece no Spaço Fest, por trás do Salgueiro Shopping, das 9h às 13h, e será aberto pelo superintendente da autarquia, Danilo Cabral. A iniciativa tem como objetivo fomentar o debate sobre os impactos econômicos e logísticos do ramal ferroviária “Salgueiro – Suape”, muito importante para o desenvolvimento econômico de Pernambuco.
Em Salgueiro, cidade estratégica no traçado da ferrovia, o encontro contará com participação da presidente da CDL, Regilane Barros; do professor da UPE e consultor logístico, Guilherme Magalhães, e do presidente do CREA Pernambuco, Adriano Lucena. Os três vão discutir o tema “Salgueiro como ponto logístico e estratégico da Transnordestina”, ressaltando o papel da cidade na integração do interior nordestino com os mercados nacionais e internacionais.
O encontro em Salgueiro é o primeiro de uma série de sete seminários em cidades-chave ao longo do trajeto ferrovia em Pernambuco. A Sudene também levará o evento para Petrolina, Araripina, Belo Jardim, Caruaru, São Bento do Una e Recife.
Cada seminário aborda oportunidades específicas para os arranjos produtivos locais, promovendo articulação entre gestores públicos, empresários, pesquisadores e operadores logísticos. Durante os encontros serão colhidas sugestões e opiniões do setor produtivo para encaminhamento aos governos de Pernambuco e do Brasil.
Estimado em R$ 3,5 bilhões, com conclusão prevista até 2029, o novo ramal da Transnordestina que corta Pernambuco é executado pela Infra S.A., que já avançou nos projetos básicos, licenciamentos e estudos técnicos. A estrada de ferro transformará Pernambuco em um eixo logístico de escoamento da produção agroindustrial, mineral e energética, ligando o interior ao Porto de Suape.