A data, que celebra a expulsão das tropas portuguesas em 1823, é feriado estadual e será comemorada numa quarta-feira. Embora não favoreça uma emenda oficial, há quem aproveite o momento para uma pausa na rotina.
Mais adiante, em 20 de novembro, será celebrado o Dia da Consciência Negra, feriado que passou a ser oficial na Bahia desde o ano passado.
Em 2025, ele cairá numa quinta-feira, o que pode abrir espaço para o tradicional “enforcamento” da sexta-feira, criando um fim de semana estendido. A data presta homenagem à memória de Zumbi dos Palmares e é marcada por eventos ligados à cultura afro-brasileira.
Em dezembro, o calendário oferece mais uma oportunidade para descanso. No dia 8 de dezembro, uma segunda-feira, é comemorado o Dia de Nossa Senhora da Conceição da Praia, padroeira da Bahia.
Além de ser um feriado religioso, a data costuma reunir fiéis em missas solenes e festas populares, especialmente na região do Comércio, na capital baiana, onde está a Basílica dedicada à santa.
O fim de ano também será generoso com os baianos e, nestes casos, com todos os brasileiros. O Natal (25 de dezembro) e o Ano Novo (1º de janeiro de 2026) cairão em quintas-feiras, também estimulando folgas prolongadas, com a possibilidade de emendar com as sextas-feiras seguintes.
Além disso, os dias 24 e 31 de dezembro, ambos quartas-feiras, são tradicionalmente considerados pontos facultativos.