PM faz reunião para operacionalizar segurança no mercado do produtor

 

Segurança para o Mercado do Produtor é discutida em reunião

De acordo com o Coronel Mendes, comandante do CPRN, é necessário realizar uma operação grande, para dar alívio às pessoas de bem que trabalham no local. “A nossa intenção é fazer uma revista (busca pessoal), fechando as entradas e saídas, a qualquer dia ou hora, para não perder o efeito surpresa. Um trabalho conjunto com todos os órgãos e instituições presentes é o que faremos, pois não podemos deixar a situação como está”, enfatizou.

Para Carlos Henrique do IBAMA, além da segurança patrimonial é preciso agilizar a retirada dos animais existentes no Mercado. “Além dos danos causados a saúde pública, os animais na maioria das vezes, são maltratados por seus donos, que colocam pesos excessivos nas carroças conduzidas por eles. A prefeitura através da administração do entreposto vem tentando inibir essa prática, mas acredito que se incluirmos essa problemática dentro da operação de segurança a solução será bem mais rápida”, observou Henrique.

O secretário de Agricultura, Agnaldo Meira, informou que o Mercado do Produtor é uma prioridade para  a atual administração e que em breve os problemas serão solucionados. “A solução para as carroças como para todos os problemas existentes no Mercado já era uma meta nossa, agora com a criação do Termo de Ajustamento de Conduta – TAC, elaborado pelo Ministério Público da Bahia, iremos dar uma maior agilidade, pois temos o apoio de outros órgãos e instituições. Acredito que se todos trabalharem em conjunto iremos proporcionar para a região um Mercado do Produtor exemplar”, destacou.

Durante o encontro o delegado titular da 1ª Delegacia de Polícia de Juazeiro, Flávio Martins, confirmou seu compromisso com o Mercado e sugeriu algumas mudanças para o entreposto. “Acredito que mudanças que já foram e que estão sendo tomadas são primordiais para a segurança do recinto, como o sistema de câmeras de vigilância já existente no Mercado e o cadastramento de todos os carroceiros que atuam no local, outra mudança que deveria ser adotada é a proibição de motociclistas dentro do entreposto, pois muitos usam capacetes que dificultam sua identificação”, frisou.

O Major Messias do Corpo de Bombeiros de Juazeiro também sugeriu uma atuação mais eficaz da corporação no local. “Todos os comerciantes precisam se conscientizar para a questão da segurança, aderir equipamentos obrigatórios como extintores de incêndio, obter instalações elétricas e físicas mais adequadas, e implantar saídas de emergências no recinto. Acredito que esse encontro reafirma o nosso compromisso. Iremos trabalhar em conjunto para que todas as metas sejam alcançadas”, disse. 

Para Nivaldo Martins, diretor do Mercado do Produtor, a administração municipal tem dado transparência nos trabalhos desenvolvidos no entreposto. “O Mercado passou de autônomo a parte integrante da administração municipal, e hoje é regulamentado e legalizado. Os problemas existentes são antigos, mas as mudanças já estão acontecendo, acredito que para agilizar essas questões é preciso que haja um desenvolvimento integrado de todos os órgãos numa ação coletiva”, afirmou.

 No final da reunião ficou acordado que serão realizados, com data a confirmar, encontros entre os permissionários, carroceiros e todos os trabalhadores do entreposto com as instituições presentes na reunião, para explicar o porquê da necessidade de adequação.


Lene Radina – Assessoria de Imprensa/ SEADRUMA (Prefeitura Municipal de Juazeiro)

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *