Dezenas pessoas são atendidas no Mutirão de Combate ao Câncer de Pele promovido pela Secretaria de Saúde de Juazeiro

A ação teve como objetivo fortalecer a prevenção e o diagnóstico precoce da doença, que é o tipo de câncer mais comum no Brasil, segundo o Instituto Nacional de Câncer/INCA.

Ao todo, mais de 40 pessoas foram atendidas por dermatologistas durante o mutirão, que contornou com atendimento por demanda espontânea e por encaminhamentos das Unidades Básicas de Saúde do município. Além das consultas, também foram realizadas coletas de material para biópsias em casos com suspeita clínica.

A iniciativa atendeu tanto pacientes que aguardavam encaminhamentos nas unidades de saúde quanto pessoas que procuraram o serviço por iniciativa própria.

“Esse foi um mutirão dermatológico dedicado aos pacientes que estão de uma demanda reprimida, que são encaminhados pelas unidades básicas de saúde e também aos pacientes que, por vezes, percebem uma mancha ou outra na pele e vêm procurar atendimento de forma espontânea”, explicou a enfermeira da Policlínica Municipal, Jamille Angélica de Sá Mota.

O aposentado Edilson Alves, de 67 anos, foi um dos beneficiados. “O atendimento para mim foi ótimo, desde o pessoal da recepção até as médicas, que são de primeira qualidade”, elogiou.

Ele ficou sabendo da ação ao procurar atendimento no posto de saúde do bairro Piranga.

Já o comerciante Jailson Ferreira, de 51 anos, que foi fundado pela UBS de Campos, destacou a importância da oportunidade. “Nem todo dia a gente tem essa oportunidade e, como eu já estava com uma suspeita de câncer de pele por causa de umas manchinhas, vim aqui para aproveitar esse momento.

O atendimento é nota mil. Espero que tenha outras vezes e com outros tipos de especialidades”, afirmou o morador da zona rural.

A coordenadora do curso de Medicina do Idomed, Alana Moreira, reforçou que o objetivo da ação foi o rastreio de lesões suspeitas.

“Essa foi uma demanda para rastreamento de câncer de pele, com o objetivo de avaliar lesões suspeitas em pacientes que foram atendidos, verificando se não é câncer de pele e dando os devidos encaminhamentos. E, o que foi câncer ou suspeita, nós já estamos pegando os contatos para um segundo mutirão que vai focar na retirada de lesões”, revelou.

Texto: Diana Silva/Ascom PMJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *