Vacina produzida pelo Butantan contra chikungunya é aprovada pela Anvisa

Uma vacina produzida pelo Instituto Butantan contra a chikungunya teve o pedido de registro definitivo aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O produto é desenvolvido em parceria com a farmacêutica franco-austríaca Valneva. A decisão foi publicada na edição do Diário Oficial da União desta segunda-feira (14).

Após a decisão, o imunizante está autorizado a ser aplicado na população acima de 18 anos em todo o Brasil. Trata-se da primeira vacina autorizada para o combate à chikungunya. O vírus é transmitido pelo mosquito Aedes aegypti, mesmo vetor da dengue e do zika vírus.

Para que o imunizantes possa atender à populção, alguns passos ainda precisam ser cumpridos. De acordo com o governo paulista, o Butantan ainda trabalha em uma nova versão, como parte do processo realizado no Brasil. As modificações usam componentes nacionais e serão mais adequadas à incorporação pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

A inclusão da vacina no Programa Nacional de Imunizações depende de uma análise feita pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec) e das demais autoridades de saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *