A Corregedoria da Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS-PE) divulgou uma nota nesta quarta-feira, 2, a respeito de uma Investigação Preliminar (IP) instaurada pela apurar a conduta dos policiais que participaram da prisão do sequestrador de Ingrid Vitória em Santa Maria da Boa Vista, no último fim de semana.
De acordo com o comunicado, o procedimento segue o protocolo estabelecido e atende recomendação do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), que orienta a abertura de inquérito policial e investigação preliminar na Corregedoria em todos os casos de intervenção policial.
Leia a nota completa abaixo:
“Sobre a instauração de uma Investigação Preliminar (IP), para apurar a conduta dos policiais que participaram da prisão do suspeito de sequestro e homicídio da adolescente em Santa Maria da Boa Vista, a Corregedoria Geral da Secretaria de Defesa Social (SDS) esclarece que esse procedimento segue o protocolo estabelecido e atende à recomendação do Ministério Público, segundo a qual todos os casos de intervenção policial geram a abertura de inquérito policial e investigação preliminar na Corregedoria.
Importante destacar que a abertura de procedimentos administrativos não pressupõe culpa ou dolo dos agentes públicos. O processo é conduzido com total imparcialidade, isenção e em conformidade com os princípios constitucionais da legalidade, do contraditório e da ampla defesa e tem o objetivo de verificar se há elementos suficientes, ou não, para a instauração de um Processo Administrativo Disciplinar (PAD).”