GLOBO ECOLOGIA GRAVA REPORTAGEM SOBRE CONVIVÊNCIA COM O SEMIÁRIDO

blogqsp.globoecologiaAs tecnologias e alternativas de Convivência com o Semiárido experimentadas por famílias sertanejas que, de forma criativa, superam os efeitos de uma grande seca, estão ganhando destaque em importantes programas de televisão.

Recentemente o Programa Profissão Repórter da Rede Globo fez uma abordagem sobre o tema. A equipe comandada pelo jornalista Caco Barcellos gravou no interior de Curaçá, formas e manejos de criação de animais no sertão.

A produtora Sétima Arte, pioneira em documentários e reportagens pela Internet gravou matéria sobre a utilização da Bomba D’água Popular em Remanso. No ultimo sábado, dia 04, foi a vez de o Programa Globo Ecologia abordar a importância da água de chuva armazenada para produção de alimentos. O programa exibido nas manhãs de sábado na Rede Globo produziu uma reportagem na propriedade de dona Maria Djalva em Bom Socorro, interior de Curaçá. Esta equipe de jornalistas e produtores acompanhou o dia a dia dessa família sertaneja que por meio de uma cisterna de produção, que armazenas 56 mil litros de água, cultivam uma variedade de frutas, verduras e hortaliças que muito ajudam na melhoria do padrão alimentar e econômica dessa família.

Dona Djalva, mais conhecida por “Maria Preta” disse aos jornalistas que a grande mudança na de vida sua família veio tanto por meio da cisterna como também pelos conhecimentos adquiridos acerca das formas corretas de se viver e produzir no sertão. Ela lembrou que para isso não existe mistérios, basta somente que as pessoas aprendam a conviver e produzir de acordo às condições próprias do clima dessa região.

Exibições das matérias

O programa Profissão Repórter será primeiro a exibir sua matéria. A previsão é que no próximo dia 07 a partir das 23 horas, o programa mostre sua abordagem sobre o Semiárido. Já a matéria sobre a Bomba D’água só deve estar disponível na internet depois do dia 14 de maio, enquanto que o Globo Ecologia fará a exibição sobre o aproveitamento da água de chuva somente no mês de agosto. O importante é que idéia da Convivência com o Semiárido ganhe seu merecido destaque na mídia nacional devido sua importância para a melhoria de vida do povo desta região.

Bel. em Jornalismo e Multimeios

DRT/BA 4441

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *