Obras devem beneficiar 650 mil pessoas
Em agenda na região Nordeste, o ministro dos Transportes, Renan Filho, e o diretor de Infraestrutura Rodoviária do DNIT, Fábio Nunes, visitaram, na quarta-feira (29), as obras das travessias urbanas dos municípios de Petrolina, em Pernambuco, e Juazeiro, na Bahia. O objetivo é incluir os empreendimentos entre as obras prioritárias previstas no Novo PAC.
A comitiva se reuniu com prefeitos, parlamentares e representantes das comunidades impactadas, para levantar os entraves ao andamento dos serviços e estabelecer um novo cronograma de trabalho, fiscalização e entregas das melhorias previstas para a região. Uma força-tarefa do DNIT permanecerá na região para vistoriar as intervenções e dar suporte técnico às prefeituras.
A BR-407/PE/BA é um importante segmento de ligação entre os dois estados, tanto para o tráfego da população, quanto para o fomento à economia da região. Uma das principais intervenções será feita na Ponte Presidente Dutra – também conhecida por Ponte Picolé, sobre o Rio São Francisco e que divide as duas cidades.
Com uma extensão de 801 metros e um volume de tráfego diário que supera 40 mil veículos, a ponte há muito tempo enfrenta desafios decorrentes do tráfego intenso, prejudicando a mobilidade e a qualidade de vida dos moradores e usuários da via.
Intervenções – As obras das travessias, dos dois lados, contemplam a duplicação de rodovias e a construção de Obras de Arte Especiais (OAEs) que darão melhor mobilidade, reduzindo pontos de engarrafamento e o risco de acidentes. As ações devem beneficiar 650 mil pessoas e cerca de 50 mil veículos diariamente.
Do lado de Petrolina, em Pernambuco, serão investidos R$ 131 milhões na adequação e duplicação de 11,3 quilômetros da BR-407/PE, entre o km 115,5 e o km 124,6. No trecho, já estão prontos e entregues à população um viaduto na interseção da BR-407/PE com a BR-428/PE; uma ponte no km 126 sobre o riacho Vitória; e uma rotatória embaixo do viaduto na interseção da BR-407/PE com a BR-428/PE. O restante do projeto deve ser finalizado em dezembro de 2025.
Já em Juazeiro, na Bahia, o DNIT vai investir, até julho de 2026, R$ 185 milhões em serviços como duplicação e construção de OAEs e rotatórias. Serão cinco viadutos, todos com quatro faixas de rolamento mais acostamento; quatro bueiros celulares; seis interseções com rótula; além da duplicação de 5,3 quilômetros na BR-407/BA e 4 quilômetros na BR-235/BA