O satélite Copernicus Sentinel-2 registrou uma imagem impressionante do Rio São Francisco. Com um curso de 2.914 km, o São Francisco é o quarto maior sistema fluvial da América do Sul e o maior rio localizado dentro do território nacional. Às vezes, também é chamado de “rio da unidade nacional” porque sua bacia se estende por vários estados brasileiros.
A imagem mostra o curso do rio em azul claro no norte da Bahia, onde forma o extenso Reservatório de Sobradinho. A combinação de sedimentos, plantas em decomposição e presença de algas e microrganismos dão à água sua tonalidade brilhante.
Elevando-se 730m acima do nível do mar no estado de Minas Gerais, o São Francisco flui para o Norte até a Bahia. Ele deságua no Oceano Atlântico entre os estados de Alagoas e Sergipe. Várias usinas hidrelétricas foram construídas ao longo de seu curso e fornecem energia para todo o Nordeste do Brasil.
Com uma área de cerca de 4.200 km², Sobradinho é um dos maiores lagos artificiais do mundo e pode conter mais de 34 bilhões de metros cúbicos de água.
A imagem em cores falsas foi processada usando o canal infravermelho próximo do satélite, que destaca a vegetação em vermelho e ajuda a distinguir melhor as áreas com e sem vegetação.
Na imagem, é possível ver onde a vegetação foi removida para exploração madeireira, agricultura e cultivo de terras. Cidades, estradas e campos agrícolas aparecem em diferentes tons de marrom.