Daniel Almeida lançará livro no próximo sábado para celebrar legado de 40 anos de trajetória política

Por Edu Mota, de Brasília  –

Baiano de Mairi, município localizado a 226 km de Salvador, o deputado federal completou 70 anos de idade nesta terça-feira (21), e para comemorar seus 40 anos de trajetória parlamentar, vai lançar um livro no próximo sábado (25). O livro “Daniel Almeida: A trajetória de um brasileiro socialista”, que será lançado em Salvador, relembra a carreira política do deputado baiano contada a partir de momentos marcantes de sua atuação tanto no movimento sindical como na política partidária e em seus mandatos parlamentares.

 

Daniel Almeida exerce atualmente o seu sexto mandato consecutivo como deputado federal pelo estado da Bahia, eleito sempre pelo PCdoB, partido no qual ingressou em 1981. Antes de se tornar deputado, Almeida foi vereador na Câmara Municipal de Salvador por quatro mandatos, de 1988 a 2002.

 

Antes de iniciar a carreira política, Daniel Almeida atuou no movimento sindical, onde foi presidente do Sindicato da Indústria Têxtil de Salvador e Camaçari entre 1983 e 1989. Ele foi também presidente do diretório da Central Única dos Trabalhadores (CUT) na região metropolitana de Salvador de 1993 a 1995.

 

Integrou ainda o Conselho Municipal de Transportes de Salvador no período entre 1991 e 1998. Almeida presidiu o PCdoB no estado da Bahia por dois períodos, quando era vereador e depois, já exercendo mandato de deputado federal.

 

“São muitos anos dedicados à política com perseverança e compromisso com o povo brasileiro. Representar a Bahia e os interesses nacionais tem sido uma honra. Olhando para trás, celebro os bons encontros, as lutas e os desafios que marcaram essa atuação política. Cada passo foi guiado pela convicção de que é possível construir um Brasil mais justo e solidário. Continuarei defendendo a democracia, a justiça social e os direitos do nosso povo contra qualquer forma de retrocesso”, disse Daniel Almeida ao anunciar o lançamento do livro no próximo sábado.

 

Na trajetória de seis mandatos na Câmara dos Deputados, Daniel Almeida por diversas vezes figurou na lista dos Cabeças do Congresso Nacional, organizada pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap), e que lista anualmente os 100 deputados e senadores mais influentes entre os 594 que possuem mandato. Daniel Almeida, qualificado pelo Diap como parlamentar articulador e organizador, figurou por 16 vezes na lista da elite do Congresso Nacional, aparecendo inclusive entre os sete parlamentares baianos elencados como “Cabeças” no último ano, de 2024.

 

O livro que conta a vida e a trajetória de Daniel Almeida é de responsabilidade do jornalista e escritor Vander Prata, autor de obras como “Clarindo Silva, o Dom Quixote do Pelourinho” e “Voo Livre”, que aborda a trajetória de Davidson Magalhães, vice-presidente do PCdoB e ex-presidente da Bahiagás. Prata, além de ser também radialista e publicitário, foi sub-secretário de Comunicação da Prefeitura de Salvador, Assessor de Imprensa da Fundação Cultural do Estado da Bahia, da Fundação Pedro Calmon e da Associação Comercial da Bahia.

 

“Este livro foi escrito a partir de 57 horas de entrevistas realizadas com familiares e amigos, autoridades, direção do PCdoB e deputados estaduais e federais do partido, empresários e sindicalistas, representantes de entidades de classe e Ongs. Uma história baseada em fatos reais que relata a travessia dessa notável figura”, disse o autor do livre sobre a vida de Daniel Almeida.

 

Atualmente, Daniel Almeida preside no Congresso Nacional o Grupo Parlamentar Brasil-China. No ano passado, que marcou os 50 anos de relações diplomáticas entre os dois países, o deputado baiano participou de diversos eventos para ratificar acordos de cooperação e acompanhou delegações chinesas em visitas ao país, inclusive quando estiveram na capital baiana, no mês de outubro de 2024.

 

“Comemoro a aproximação e a ampliação das relações políticas, econômicas, comerciais, culturais, que a China e o Brasil estabeleceram. 2024 fechou com a ampliação das relações comerciais acima de US$ 160 bilhões. São parcerias para facilitar as transações comerciais e culturais entre os dois países. E isso tudo tem produzido bons resultados”, disse Daniel Almeida ao fina do ano passado.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *