A presidente do Sintraf-Petrolina, Isália Damacena, comemora a validação da Codevasf para fornecimento regular de água para os agricultores nativos localizados na área de sequeiro do Pontal Central. Uma pauta defendida pelo sindicato para garantir a distribuição de água, uma vez que esses agricultores dependem de sobras para regar suas lavouras. Um problema antigo que inviabiliza o plantio, atividade econômica e de subsistência.
Em reunião, que ocorreu na quarta (15), foi firmado o contrato para o estudo de viabilidade do Pontal Central nos parâmetros da Lei da Irrigação. Uma ação fundamental para concretizar a distribuição da água nas áreas destes agricultores nativos, através do contrato de fornecimento. Serão criados pontos de distribuição que vão desde Amargosa a Lagoa da Pedra, garantindo água para as áreas de cultura do Pontal sequeiro.
De acordo com Isália esta ação dará segurança hídrica para estes agricultores. “Pedimos a extensão na distribuição de água das áreas de cultivo agrícola, e desde então formamos uma comissão para debater soluções em busca da segurança hídrica com a distribuição regular da água nas zonas de produção. É mais uma vitória do Sintraf Petrolina na luta pela Agricultura Familiar”, comemora Isália Damacena.
Há bastante tempo, os agricultores familiares buscam segurança hídrica no Pontal Central e às margens do Riacho do Pontal, uma vez que, até então, a água liberada não atende a demanda das famílias para fins agrícolas.
Mônia Ramos – Jornalista
Ascom