Como forma de celebrar o Novembro Negro e em preparação ao Dia da Consciência Negra, o Colégio Codefas (Colégio Estadual de Tempo Integral Florentina Alves dos Santos), situado no Bairro Piranga, em Juazeiro, irá realizar nesta terça feira, dia 19 de novembro, a partir das 16h30, o Festival Encrespa 2024.
O evento contará com apresentações de música, dança, teatro, vídeos, além da animação com a Afropercussiva Encrespa, com um repertório especial em homenagem aos 50 anos do Ilê Aiyê.
“O Festival Encrespa é a culminância do nosso Projeto Antirracista Encrespa, que visa conscientizar a comunidade estudantil da importância de se valorizar as nossas raízes afro-brasileiras. O Festival é a forma que escolhemos de celebrar o Novembro Negro e o Dia da Consciência Negra em nossa Escola”, explicou Charles Jean Pereira, diretor do Codefas.
Segundo o gestor, o projeto acontece em cumprimento da Lei 10.639/2003, legislação que tornou obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana em escolas públicas e privadas do país, desde o ensino fundamental até o médio. A lei também incluiu o Dia da Consciência Negra no calendário escolar.
“Dessa vez o nosso Festival acontecerá com um destaque ainda maior. Será no dia 19 de novembro, véspera do Dia da Consciência Negra (20/11), que pela primeira vez será festejado como um feriado nacional, reconhecimento da importância da herança cultural que herdamos dos povos africanos”, expressou Charles.
Segundo os organizadores, o Festival Encrespa é a culminância de todas as atividades realizadas no Projeto durante o ano na Escola. “Logo na primeira unidade, realizamos oficinas com os alunos. Nos meses seguintes eles tem a oportunidade de estudar mais profundamente temáticas sobre a história e cultura afro-brasileira, a luta contra o racismo, e apresentam o resultado disso na Mostra Maria Felipa, celebrando o 02 de julho. E agora, no final do ano, é a culminância do projeto, com um festival artístico protagonizado pelos próprios estudantes”, explicou a Professora Vanessa Chaves, uma das coordenadoras do projeto.
A cada ano o Encrespa traz um tema específico. Dessa vez a temática proposta é “Liberdade é um bairro que a alma quer visitar!“, inspirada numa das canções do Ilê Aiyê, o primeiro bloco afro do Brasil, fundado em Salvador, que este ano celebrou 50 anos de sua criação. “Um grupo de 55 alunos do Codefas, inclusive, visitou a sede do Ilê Ayê no mês passado, a fim de conhecer melhor esse Bloco que é uma referência na luta antirracista e pela valorização da herança negra no nosso país”, ressaltou Vanessa.
O Festival Encrespa será realizado ao lado da Quadra de Society do próprio Colégio Codefas, localizado na Praça Santa Teresinha, no Bairro Piranga, em Juazeiro, na próxima terça-feira, 19 de novembro, a partir das 16h30. Toda a comunidade é convidada a participar e a entrada é gratuita.