Pernambucana e com apenas 13 anos, Érilly Sophie Bittencourt fez uma descoberta impressionante ao identificar asteroides inéditos enquanto participava de um trabalho voluntário para a NASA. Moradora de Petrolina, Érilly recebeu o título de Cientista Cidadã da agência espacial em uma cerimônia em Brasília/DF.
A descoberta ocorreu por meio do programa “Caça Asteroides”, uma iniciativa da NASA em parceria com o CNPq. Nesse programa, equipes voluntárias analisam imagens de telescópios da Universidade do Havaí, identificando asteroides e objetos próximos à Terra e enviando relatórios com as observações.
Além da descoberta, a pernambucana, aluna do CPM Petrolina, ganhou medalha por dois anos consecutivos com 100% na Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA) e acumula 34 premiações nacionais.
Em entrevista ao site da TV Jornal Érika Mateus, mãe de Érilly, compartilhou seus sentimentos de admiração e felicidade.
“Admiração é a palavra. Sinto um grande orgulho do coração enorme que ela tem, sempre tão bondosa, meiga e respeitosa. Sinto uma alegria imensa por ela estar alcançando esses feitos em um caminho que ela ama desde pequena. Para nós, ainda é um pequeno passo para a humanidade, mas um gigantesco para essa menininha que sonha alto. Para nós, ela é o nosso grande prêmio de Deus”, completou.
Foto: Arquivo Pessoal/Cortesia TV Jornal