Projeto PET-Saúde Equidade e Ligas Acadêmicas oferece apoio a colaboradores e população de Petrolina
O Hospital Universitário da Universidade Federal do Vale do São Francisco (HU-Univasf), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), iniciou em setembro, a ação de extensão “Plantão Psicológico”, em parceria com o PET-Saúde Equidade e com a Liga de Psicologia da Saúde (LIAPS); tendo a Liga de Psiquiatria e o Centro de Informações de Medicamentos (CIM) como co-participantes.
A ação é voltada para colaboradores do hospital e o público externo da cidade de Petrolina-PE e região, oferecendo atendimentos emergenciais de saúde mental na Policlínica do HU-Univasf até abril de 2026.
Os plantões psicológicos ocorrem mensalmente, sempre no período da tarde, das 13h30 às 17h, sendo o próximo previsto para o dia 8 de novembro. O atendimento é realizado por ordem de chegada e não há necessidade de encaminhamento prévio.
Para participar, os interessados deverão levar cartão do SUS, comprovante de residência e documento de identificação, realizando a inscrição no próprio dia, entre 13h30 e 14h, no balcão de atendimento do CIM, localizado na recepção da Policlínica. As vagas são limitadas para garantir a qualidade do acolhimento e da escuta clínica.
Segundo a chefe da Unidade de Gestão de Graduação, Ensino Técnico e Extensão do HU-Univasf, Paula Andreatta Maduro, a iniciativa busca aproximar os estudantes de Psicologia da realidade do Sistema Único de Saúde (SUS) e integrar o ensino, o serviço e a comunidade .
“Este projeto visa inserir os estudantes no contexto da prática do SUS, trazendo um retrato da realidade vivida pelos usuários, equipes e familiares”, afirmou Paula. Ela destaca que o plantão representa uma oportunidade importante de curricularização da extensão universitária, contribuindo para a formação de excelência dos futuros psicólogos na região.
A psicóloga e professora associada da Univasf, Sílvia Morais, coordenadora da ação extensiva, reforça que o projeto é um diferencial para a formação dos estudantes e qualifica o atendimento à comunidade. “O plantio é uma excelente oportunidade para refinar habilidades e preparar os alunos para o trabalho em equipes interdisciplinares.
A parceria entre a Policlínica do HU-Univasf e outras áreas, como Farmácia e Medicina, fortalece esse processo”, explicou a professora. Silvia acrescenta que a ausência de um ambulatório de Psicologia na Policlínica também foi um fator que motivou a criação do projeto.
Para a aluna Leomara Vytoria, que participa do plantio como representante da LIAPS, a experiência tem sido enriquecedora. “Quando a professora Silvia trouxe uma ideia, eu fiquei nervoso, porque estava no início do curso e tive medo de não saber o que fazer.
Mas, com o plantão em andamento, comecei a ver a Psicologia de outra forma, além da teoria em sala de aula”, relatou um estudante. Leomara destaca o impacto positivo de vivenciar o atendimento direto: “A experiência me trouxe uma perspectiva bonita e motivadora do fazer psicológico, algo que talvez eu não teria em outra oportunidade.”
A psicóloga voluntária e egressa da Univasf, Giovanna Ferreira, também compartilha sua visão sobre o projeto. “A experiência nos plantões tem sido enriquecedora tanto no aspecto profissional quanto pessoal.
O trabalho comunitário permite que as pessoas promovam o acesso ao cuidado psicológico para pessoas que talvez não tenham essa possibilidade de outra forma”, disse Giovanna.
Para ela, a dinâmica do plantão, que oferece acolhimento imediato, reforça a importância de uma escuta atenta e de um atendimento humanizado.
O Plantão Psicológico é uma concretização da sinergia entre diferentes áreas do conhecimento e representa um avanço na promoção de saúde mental para a comunidade de Petrolina e colaboradores do hospital.
A iniciativa reafirma o compromisso do HU-Univasf e da Ebserh em oferecer assistência de qualidade e contribuir para a formação de profissionais mais preparados e sensíveis às necessidades do SUS e da sociedade.