Pernambuco confirma dez mortes de crianças por SRAG em meio à falta de vagas em UTIs pediátricas: ‘Perdi meu filho e não vai ter volta’

Ao menos dez mortes de crianças de até 9 anos por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) já foram confirmadas em Pernambuco neste ano, segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde (SES). O problema se agrava em meio à falta de leitos em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) pediátricas e neonatais no estado.

 

 

 

Ativar som

‘Perdi meu filho e não vai ter mais volta’, diz mãe de bebê que morreu à espera de leito de UTI

De acordo com a SES, em 2023, foram registradas 39 mortes entre janeiro e abril. Em entrevista à TV Globo, mães e avós de pacientes relataram o desespero que vivenciaram na fila por um leito.

Uma das entrevistadas é Érika Pereira, que mora em Goiana (veja vídeo acima). Ela contou que o filho, Ryan David, morreu após ser internado com bronquiolite no Hospital Belarmino Correia, unidade estadual localizada no município da Zona da Mata Norte do estado. O menino tinha apenas seis meses de vida.

“Fiquei lá [no hospital] cinco dias sem dormir, na cadeira, porque não tinha cama para meu filho ficar… E eu só sei dizer que perdi meu filho e não vai ter volta”, disse Érika.

De acordo com ela, o bebê deu entrada no hospital no dia 14 de maio, com tosse e cansaço. Em poucos dias, o quadro foi se agravando até que a pediatra encaminhou Ryan para a Sala Vermelha.

“Quando foi à noite, por volta das 19h, a médica falou que Ryan precisava ser entubado. Minha comadre ligou para mim, corri para o hospital e fiquei com ele no hospital até por volta das 20h, quando teve uma parada cardíaca”, relatou a madrinha do menino, Gerluce.

Procurada, a SES informou que abriu um procedimento interno para investigar as circunstâncias da morte (veja resposta abaixo).

Fila tem quase 100 crianças

Até o início da tarde desta terça-feira (21), 97 bebês e crianças aguardavam por uma vaga numa UTI com quadro de síndrome respiratória. O problema, que persiste desde o ano passado, fez o estado decretar situação de emergência em abril.

A neta de Valdinete Escocio, Sophia, de apenas três meses, está internada desde o dia 15 de maio no Hospital Pediátrico Helena Moura, no Recife. O quadro dela é de pneumonia, sem previsão de vaga em UTI.

“Difícil, porque tem um dia em que ela está boa, tem outro dia em que ela está mais complicada, porque depende desse internamento numa UTI (…) Ela só tem três meses, é prematura, as coisas só complicam”, disse a avó.

Na semana passada, a secretária estadual de Saúde, Zilda Cavalcanti, afirmou que o estado tem sofrido com a falta de médicos pediatras e especialistas no atendimento de crianças, o que dificulta a abertura de novas vagas nas unidades pediátricas.

Um dos diretores do Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe), Tadeu Calheiros, disse que não houve diálogo com o governo do estado para encontrar soluções, como a criação de leitos e a contratação de profissionais.

“A gente vê como uma transferência de responsabilidade. Profissionais existem. No Recife, a gente tem bons profissionais. A gente não vê um concurso público. Essa medida tem que ser feita antes. Não tem um concurso em vigência no estado para que a gente consiga alocar recursos (…). É um momento emergencial por falta de medidas preventivas, porque a gente sabia que isso ia acontecer”, afirmou Calheiros.

Bebê com síndrome respiratória à espera de leito por UTI em Pernambuco — Foto: Reprodução/TV Globo

Bebê com síndrome respiratória à espera de leito por UTI em Pernambuco — Foto: Reprodução/TV Globo

O que diz a Secretaria de Saúde

Procurada, a SES informou que o menino Ryan Davi recebeu toda a assistência médica disponível no hospital, mas vai abrir um procedimento interno para investigar as circunstâncias da morte.

Sobre as declarações do diretor do Simepe, a secretaria disse que abriu seleção em fevereiro, quando convocou 30 pediatras e 11 intensivistas pediátricos, mas apenas 14 dos candidatos aprovados se apresentaram para trabalhar.

A SES afirmou ainda que chamou 11 cirurgiões pediátricos no dia 15 de maio como resultado de outra seleção. No entanto, apenas sete se apresentaram.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *