DIRETO DE CURAÇÁ

MORADORES DAS CASAS POPULARES SE REÚNEM COM MEMBROS DO GOVERNO MUNICIPAL 

blogqspcuracarogNa noite dessa quarta, dia 17, membros do Governo Municipal atenderam a uma solicitação de moradores das Casas Populares (Bairro Curaçá 2) e compareceram numa reunião aberta para discussão dos principais problemas daquela área daquela comunidade, que já duram mais de quatro anos.

Problemas como falta de documentação de propriedade, infraestrutura, saneamento básico dentre outros. Participaram da reunião: o Vice-prefeito Rogério Bahia, a Primeira-dama e Secretária de Ação Social Juçaria Brandão, a Assistente Social Maria Lúcia Loureiro, o Secretário de Infraestrutura e Serviços, Francisco Pedro França e o Chefe de Serviços do Saae, Jurandir Martins, além de assessores. Cerca de vinte moradores representaram os residentes do Curaçá 2.

A reunião foi aberta por Rogério Bahia, que falou da importância de formação da Associação do Bairro. “É preciso a participação de mais pessoas, o máximo possível. Marcar uma data e fundar uma associação, elegendo a direção. Isso é força e organização para todos”, disse o Vice-prefeito.

A data aprovada pelos presentes foi o dia 29 desse mês. Após esse assunto, Maria Lúcia falou do problema de documentação das casas que ainda está sob a responsabilidade da Caixa Econômica. “Só falta a etapa final que é o complemento de verba que ainda está na Caixa e será utilizado para finalização da Obra. Acontece que as casas foram invadidas sem a conclusão oficial.

Nós vamos à Caixa ver o que podemos fazer para corrigir esse problema que persiste por mais de quatro anos. Mas temos que entender que a propriedade da casa, ao fim, é daquela pessoa que foi registrada na Caixa. Disso, todos os presentes nessa reunião já tem consciência.

Então quem vendeu, invadiu ou alugou a casa, não é um caso para o Governo Municipal resolver”, disse a Assistente Social que também recebeu o apoio de Juçaria Brandão, a qual complementou: “temos que resolver esse problema, a culpa não é do povo. Vamos nos empenhar nisso”, explicou a Secretária.

Por fim, os moradores fizeram solicitações a Jurandir Martins e Pedro França para resolver os problemas das fossas cheias, uma vez que o Bairro não possui esgotamento sanitário; e das vias que apresentam problemas em épocas de chuvas. “O Saae não possui um carro para sucção de dejetos de fossas.

O Saae de Juazeiro atende a Cidade e os distritos, por isso dificilmente vem a Curaçá. Mesmo assim vou encaminhar essa demanda ao Diretor do Saae da Curaçá para encontrarmos um jeito de solucionarmos os problemas até que o projeto de esgotamento sanitário que irá sanear 100% da Cidade, e que está empacado na Embasa, seja executado.

Outra coisa é a diminuição de vazão nas torneiras em horários de pico: em setembro desse ano o novo sistema de abastecimento de água será inaugurado e acabará com esse e com o problema da água barrenta”, garantiu o Chefe de Serviços do Saae. “Já conheço toda a estrutura do Bairro e todos os serviços dentro dele serão feitos com base na técnica, inclusive a terraplenagem para as vias.

Mas é preciso que passemos por um momento de chuva para conhecermos a capacidade dessa estrutura. Todos os projetos técnicos são executados assim”, explicou o Engenheiro Civil.

A reunião, iniciada às 19h, terminou por volta das 21h30 quando os presentes assinaram uma ata e se comprometeram a: buscar atender as solicitações (Governo Municipal) e mobilizar os demais moradores para a fundação da Associação (moradores) no próximo dia 29.

Informações de Maurízio Bim, Assessor de Comunicação da Prefeitura de Curaçá

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *