REPRESENTANTES DO BANCO CENTRAL REUNIRAM-SE COM A PRESIDÊNCIA DA CDL

blogqsp.realA CDL de Juazeiro, através do seu presidente Erivaldo Oliveira, recebeu ontem (17) para uma reunião o gerente técnico do Meio Circulante, Isaias Bissoto, além de Osvaldo Mattos, ambos funcionários do Banco Central, que objetivaram o apoio da CDL de Juazeiro na divulgação da nova família do Real para os lojistas locais, além de um caixa especial para atender à demanda de troco em Juazeiro, via Banco do Brasil.

Segundo Isaias Bissoto, “a apresentação da nova família do Real consiste em permitir uma maior segurança quando o lojista recebe a cédula e pode assegurar-se da sua originalidade”.

Como a economia de um país, sua moeda também evolui. Consolidado como uma moeda forte e usado como reserva de valor até mesmo fora do país, o Real tem que oferecer um alto nível de segurança contra as falsificações.

Por isso, é importante promover a renovação das notas do Real, para deixá-las mais modernas e protegidas. As notas da Segunda Família do Real contam com novos elementos gráficos e de segurança, capazes de impor obstáculos mais sólidos às tentativas de falsificação, além de promover a acessibilidade aos portadores de deficiência visual, oferecendo mais recursos para o reconhecimento das notas por essa parcela da população.

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Desde 2010 a substituição da nova família corre gradualmente, à medida que elas são retiradas em decorrência do seu desgaste natural, por tanto não há necessidades de trocar as cédulas atuais pelas novas na rede bancaria, pois as duas famílias conviveram em circulação até a completa substituição das atuais.

Este ano acontece o lançamento das novas notas de R$ 5 e R$ 2, completando o projeto da segunda família do real.

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CAIXA ESPECIAL PARA TROCO NO BANCO DO BRASIL

Isaias ressaltou também que há uma orientação para o Banco do Brasil ter um caixa especial para troco, auxiliando nas necessidades do varejo de Juazeiro.

O presidente da CDL, Erivaldo Oliveira, lembrou que “qualquer lojista, correntista ou não do BB, poderá ir ao banco e encontrar um caixa disponível para lhe atender no tocante ao troco, facilitando sua demanda para esse fim, o que tantas vezes já gerou problemas e insatisfações, pois na falta do troco se oferecia alternativas em produtos que nem sempre satisfaziam o consumidor”. Agora, essa relação tende a simplificar, permitindo o troco em moeda, um direito do consumidor.

O lojista que não tiver esse atendimento facilitado, deverá entrar em contato com a CDL, que solicitará ao setor responsável do banco o pronto atendimento, conforme dissemina e orienta o Banco Central.

Lojista, se você deseja receber o material informativo (impresso) do Banco Central que trata das novas cédulas, entre em contato com a CDL: (74) 3611.6583/7751.

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