Secretário de Agricultura se reúne com catadores do lixão para discutir benefícios para a categoria

O secretário de Agricultura, Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente de Juazeiro, Agnaldo Meira, acompanhado da técnica ambiental da secretaria, Josefa Galdino, esteve na manhã desta quinta-feira (19), no lixão de Juazeiro, reunido com os superintendentes de economia solidária da Secretaria de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE) da Bahia, Cleber Leite e Karine Oliveira, e com os catadores que ali trabalham, para informar sobre algumas ações que serão realizadas em beneficio da categoria.

Com o inicio das obras de remediação do lixão, na última terça-feira, a prefeitura de Juazeiro em parceria com a SETRE e o Instituto IDEIA, estrearam as discussões sobre o fortalecimento e a organização do movimento dos catadores de lixo reciclável. “Iremos realizar uma série de ações para promover a inclusão social dos catadores, com a remediação do lixão. O nosso objetivo é oferecer dignas condições de trabalhos”, expressou o secretário Agnaldo Meira.

 

Como ponto de partida, neste domingo (22), na sede do Instituto IDEA, será realizada eleição para escolha do presidente e a aprovação do estatuto para constituição da cooperativa, garantindo assim os diretos trabalhistas da categoria. “Estamos discutindo com a UNIVASF a possibilidade da mesma, disponibilizar um galpão que servirá como sede da cooperativa até a conclusão das obras de remediação, que inclui a construção da sede no local”, explicou Agnaldo.

 

De acordo com a representante da SETRE, Karine Oliveira, em 2010 foi firmado um convênio entre a SETRE, Prefeitura e o Instituto IDEIA para qualificar os catadores na gestão da cooperativa. “O convênio garante o financiamento da primeira campanha de coleta seletiva feita pela cooperativa. Vamos dar início aos trabalhos e acompanhar todo o processo”, declarou.

 

Uma das primeiras ações que objetiva promover a inclusão da categoria será a campanha O Trabalho Descente Preserva o Meio Ambiente, que ocorrerá durante o carnaval de Juazeiro. Com a renda adquirida no trabalho de coleta de latinhas, os catadores receberão o Equipamento de Proteção do Trabalho (EPTC) contendo calça, camisa, botas, luvas de PVC e protetores auriculares.

 

Para receber o material, os interessados terão que se cadastrar na próxima terça-feira (24), a partir das 8h, na central de apoio, localizado no próprio lixão. “Essa campanha já é realizada há 4 anos em Salvador e cresce cada vez mais, é uma forma de obter um dinheiro extra e a organização do trabalho. Todos serão cadastrados e o fardamento servirá para identifica-los, valorizando a categoria”, informou Karine.

 

Para a catadora Maria do Carmo da Silva, que trabalha há 8 anos no lixão, a iniciativa é positiva. “Em todos esses anos que tenho sobrevivido do lixão nunca vivenciei uma iniciativa como essa, a cooperativa irá valorizar o nosso trabalho e tenho fé que agora seremos respeitados por todos”, emocionou-se.

 

 Ascom/PMJ

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *