PROGRAMAÇÃO DE QUARTA E QUINTA-FEIRA DO ALDEIA VALE DANÇAR DESTACA SEMINÁRIO E OFICINAS

BLOGQSP.ValeDancarA sexta edição do Aldeia Vale Dançar – Festival de Dança do Vale do São Francisco, que começou no último dia 13 com a oferta de oficinas no Sesc Petrolina e em várias escolas distribuídas nos bairros e distritos da cidade, continua nesta quarta-feira (17) com o Seminário: Pensamentos de um corpo que dança.

O Seminário, um espaço para pesquisa, estudo, reflexão e discussão das inúmeras possibilidades dessa linguagem, será realizado das 16h às 19h, no Teatro Dona Amélia – que foi reformado recentemente, e se estende até a quinta-feira (18), com apresentações de trabalhos teóricos e práticos dos bailarinos da Cia de Dança do Sesc Petrolina. Nesta edição será evidenciada a história de Angel Vianna, mestra que muito contribui para o fortalecimento da dança contemporânea brasileira. Também nesta quarta e quinta, o festival ocupa a Sala de Dança do Sesc Petrolina com a oficina de dança e percussão oferecida pelo grupo Boi Mojumbá, de Olinda –PE.

Presente nas ruas, nos palcos e nas praças de Petrolina, o Aldeia Vale Dançar prossegue até o dia 27, com muito balé clássico, dança popular, de salão, de rua, do ventre e dança contemporânea. Dialogando com outras artes, a exemplo da música, cinema, literatura, teatro e artes visuais, o Aldeia Vale Dançar é uma realização do Sesc Petrolina com aporte do Palco Giratório – projeto do Departamento Nacional do Sesc.

O cruzamento com este projeto nacional, segundo o supervisor de cultura do Sesc, Jailson Lima, possibilitou a vinda do espetáculo Objeto Gritante (São Paulo). Serão atrações também desta edição, os espetáculos O Homem Vermelho (Rio de Janeiro), Compartilhados, Travessia e Tu Sois de onde ? (Recife –PE). “Ganha o público e ganha também as produções locais com as trocas e aprendizados mútuos. Nossa programação, que já era bastante diversificada foi descentralizada mais ainda, e vamos levar ações formativas e grandes atrações também para os mais distintos quadrantes da cidade, a exemplo da praça do Bambuzinho, ruas do centro, bairros e o distrito do Roçado”, adiantou o supervisor.

Jailson Lima chamou atenção ainda para a próxima sexta-feira (19), quando às 16h 30, sai da frente do Sesc o cortejo Dançando na rua. Formado por inúmeros grupos de dança de lugares como o Rio de Janeiro, Triunfo, Olinda, Petrolina e Juazeiro, o cortejo vai fazer um verdadeiro “arrasta povo” cultural até o palco do Bambuzinho com folias de reis, bois, xaxado, afoxé, samba de véio e coco.

E para o encerramento da sexta edição do Aldeia Vale Dançar, no próximo dia 27, os organizadores prepararam uma verdadeira maratona, ou melhor, uma Overdança, que vai ocupar praticamente todos os espaços do Sesc Petrolina. Com início marcado para às 16h, com o Mercado Cultural, o Overdança prossegue até às 02h30 da madrugada, numa seqüência ininterrupta de atrações, a exemplo do projeto 2 Minutos para Dança, Baque Opará, Mostra do Dia Internacional da Dança, performances,cenas dançantes e show com o grupo Matingueiros.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *