Ação faz parte do Projeto Salvando Vidas de Crianças e visa sensibilizar os adolescentes sobre as consequências e responsabilidades de uma gestação precoce
“As adolescentes vão saber como prevenir a gravidez e, caso esteja grávida, o que fazer”. É com esta declaração enfática que Silvoney Jr., líder do Projeto Salvando Vidas de Crianças no Nordeste do Brasil, da Fundação Abrinq – Save the Children, refere-se à apresentação da peça teatral ‘Rosinha está grávida e Florzinha quer nascer, e agora o que fazer?’, que acontece dia 12/4, às 10h, na Escola Antônio Padilha, que fica na Av. Projetada, s/no, José e Maria.
Em parceria com 6 municípios de Pernambuco, a Fundação Abrinq desenvolve uma série de ações voltadas à comunicação popular, incluindo os temas de saúde sexual e reprodutiva e gravidez na adolescência por meio do Projeto Salvando Vidas. Neste sentido, a organização promove encontros que inovam a forma de se atuar em educação para saúde com a apresentação de aspectos culturais e artísticos como forma de ensinamento.
“Queremos por meio de uma linguagem simples e de forma lúdica informar estudantes de escolas municipais e estaduais quais as dificuldades enfrentadas, onde e como buscar atendimento e informação de qualidade durante a gravidez”, complementa Heloisa Helena Silva de Oliveira, administradora executiva da Fundação Abrinq – Save the Children.
A peça, que terá 40 apresentações e é encenada pelo Grupo de Teatro Companhia Biruta, retrata o problema da mortalidade infantil na comunidade, o aumento do entendimento sobre como cuidar de mulheres grávidas, recém-nascidos e crianças pequenas para garantir que eles serão saudáveis, além disso, mobilizar as comunidades para que as mesmas exijam um acesso de melhor qualidade aos serviços de saúde infantil e materna.