Nesta terça-feira, 09, a Secretaria da Saúde de Juazeiro e a Univasf realizaram o quarto momento do Projeto de Atenção à Pessoa com Lúpus, no auditório do Centro de Saúde III com a presença das farmacêuticas do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) e do farmacêutico da 15° DIRES, Diogo Arruda.
Desta vez o tema discutido foi ‘A Medicação e o Lúpus’ com apresentações de vídeos, dinâmicas e esclarecimentos sobre o acesso à medicação nas redes municipal e estadual.
O objetivo é continuar garantindo o acesso a informações para que as pessoas com lúpus e seus familiares tenham mais qualidade de vida, além de manter o trabalho de apoio e acolhimento à comunidade.
De acordo com a farmacêutica do NASF, Izabella Virginio, lúpus é uma doença crônica, por isso o uso correto dos remédios garantem mais qualidade de vida ao paciente. “Com a prescrição médica adequada e o tratamento apropriado e seguro, os usuários poderão viver com mais qualidade de vida, controlando a doença e conseguindo manter uma vida normal, com estudos e trabalho”, disse.
As orientações das farmacêuticas do NASF, Izabella Virginio e Marcilene Nunes, foram dadas através de dinâmica diferente, oportunizando todos os presentes a receberem as respostas necessárias.
Na opinião da moradora de Petrolina e dona de casa, M.G.G.A, 41 anos, que tem uma filha com lúpus, os encontros são muito bons e trazem mais conforto. “Podemos conversar com as pessoas e ver os exemplos de vida. Minha filha descobriu a doença em novembro do ano passado e quando eu soube desta reunião achei muito interessante, já que a doença não é muito conhecida. Pude tirar minhas dúvidas e com isso saberei lidar melhor com o lúpus”, declarou.
Para o médico de Saúde da Família do bairro Itaberaba, Arsênio Menezes, é sempre bom estar se informando. “Poucos médicos têm bagagem sobre o lúpus e é bom ficar antenado com as informações, por isso costumo pesquisar e estes encontros são muito importantes. Seria interessante também que acontecessem reuniões técnicas com os profissionais para que todos saibam lidar melhor com o lúpus”, registrou.
No quarto momento o público pôde receber também dicas do farmacêutico da 15° DIRES, Diogo Arruda, que explicou sobre a dispensação da medicação na rede estadual, além de falar sobre o uso racional e correto.
O projeto visa promover periodicamente momentos com a presença de dermatologistas, nutricionistas, psicólogos, reumatologistas, assistentes sociais, dentre outros profissionais de saúde. O próximo encontro está marcado para o dia 23 de abril, no Centro de Vigilância à Saúde (Centro de Saúde III), Angari, às 16h, com oficina sobre autoestima na saúde.