Acabamos de levar a força da nossa comunidade ao principal tribunal de direitos humanos das Américas!

Acabamos de levar a força da nossa comunidade ao principal tribunal de direitos humanos das Américas! Os juízes estão prestes a dizer aos governos exatamente o que eles precisam fazer para nos proteger nesta crise climática, e a Avaaz se uniu aos melhores advogados do mundo para fazer com que nossas vozes sejam ouvidas. Mas precisamos fazer muito barulho para garantir a justiça climática, então deixe uma mensagem agora explicando como as mudanças climáticas nos afetam – e nós a entregaremos ao tribunal!
ENVIE UMA MENSAGEM
Queridos amigos e amigas de toda a América,

Ondas de calor mortais, incêndios florestais violentos e inundações devastadoras — em um ano de recordes terríveis, a luta pela justiça climática é mais urgente do que nunca. E acabamos de fazer algo épico para levá-la ao mais importante tribunal de direitos humanos das Américas!

A Avaaz fez uma parceria com alguns dos melhores advogados do mundo para entregar um poderoso documento sobre mudanças climáticas à Corte Interamericana de Direitos Humanos. Ele explica como a ansiedade climática está violando os direitos das crianças e como as comunidades Indígenas devem estar à frente e no centro do maior desafio ambiental de nosso tempo.

E agora nós precisamos de você.

Não há movimento melhor do que a Avaaz para dizer ao tribunal como as mudanças climáticas estão afetando a vida de todos nós. Aproveite a oportunidade para compartilhar algumas de suas preocupações e sonhos — e levaremos nossas vozes diretamente ao tribunal na Costa Rica!

Só em 2023, a fumaça dos incêndios florestais no Canadá já sufocou cidades tão distantes quanto Washington DC, nos Estados Unidos. As ondas de calor deixaram áreas da América Latina em chamas e a chuva recorde causou deslizamentos de terra que mataram dezenas de pessoas no Brasil. É uma catástrofe e, sem uma ação urgente, só vai piorar.

Os governos e outros poluidores tiveram décadas para tomar medidas contra as mudanças climáticas, mas falharam miseravelmente várias e várias vezes.

Veja algumas mensagens que já foram compartilhadas com a Avaaz — vamos garantir que venham milhares de outras:

“Sinto ansiedade climática todos os dias. Faço tudo o que posso para fazer a minha parte, mas estou resignado. Me sinto deprimido, perdi o sentido da vida e tenho pouco interesse em pensar no futuro. Não faço planos, não tenho mais sonhos.” – Ricardo León V.R., Colômbia

“Às vezes, fico extremamente consumida pela falta de esperança. Sou uma jovem adulta de 23 anos e me preocupo com meu futuro, com o quanto ele será ruim para nossa sociedade e se chegaremos perto de resolver o problema da crise climática. Então me sinto frustrada e irritada com todos os líderes que falharam conosco. […]” – Alexa F., EUA

“Minhas lembranças da infância são de abundância. Antes, era fácil encontrar macacos, pacas e codornas aqui para comer, mas o governo abriu nossas terras para a extração de ouro e ferro, e para a exploração de madeira, soja e gado. Eles se referem aos nossos povos e às nossas tradições como ‘primitivos’ e mostram desdém por nossas cerimônias. Priorizar o desenvolvimento a qualquer custo não apenas envenena o Brasil, como também ameaça o nosso modo de vida.” – Sonia Guajajara, atual ministra dos Povos Indígenas do Brasil

Levar a força da nossa comunidade para o tribunal não teria sido possível sem o financiamento de membros da Avaaz como você, e agora precisamos manter o ritmo. Por isso, conte como você se sente, e nós faremos com que os juízes leiam suas palavras poderosas:

Estamos apoiando litígios climáticos em todo o mundo – das Américas à Europa e ao leste da África – para forçar os governos e outros poluidores a pararem de colocar fogo em nossa casa. Estamos correndo contra o tempo, e não vamos desistir!

Com esperança e determinação,

Ruth, Laura, Bieta, Nell, Nick, Antonia, Aloys, João e todo o time da Avaaz

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *