Discriminação é discutida na Escola Municipal Santa Terezinha

 

Na tarde de ontem (12), a Escola Municipal Santa Terezinha, localizada no bairro Dom Avelar, recebeu a palestra das Coordenadoras de Ensino Infantil, Elizabeth Gonçalves e Aurivânia Gomes e também da Especialista em Educação, Luciene Pereira, todas da Secretaria de Educação de Petrolina que trabalharam com orientações sobre discriminação na sociedade e no âmbito escolar, com o tema: “Diferenças Sim, Desigualdades Não – Por uma Educação livre de discriminação”, em comemoração continuada da Semana de Ação Mundial 2011. A Semana de Ação Mundial é uma iniciativa da Campanha Global pela Educação que acontece desde 2003 para exigir que governos de todo o mundo cumpram os acordos internacionais da área, como o Programa de Educação para Todos (Conferência Mundial de Educação, Dakar, Unesco 2000).


O evento abordou a discriminação e o preconceito na sociedade e na escola, com demonstrações de dados do Fundo das Nações Unidas para a Infância – Unicef, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – Inep, entre outros, como por exemplo, os percentuais apresentados em relação à raças e etnias. No ano de 2007, o Inep registrou que 70% das crianças brancas conseguem concluir o ensino fundamental, e apenas 30% das crianças negras chegam ao final da mesma etapa. Além dos dados, foram apresentados vídeos e slides sobre as várias formas de discriminação.


De acordo com uma das palestrantes do evento, a Coordenadora de Ensino Infantil, Elizabeth Gonçalves, a educação é uma das primeiras bases de ensino, assim como o ambiente familiar, por isso, eventos como esse são de suma importância. “É muitas vezes no período escolar que se iniciam as primeiras manifestações de discriminação, dessa forma, também é através da educação que podemos mudar o comportamento e as filosofias do ser humano”, ressaltou Elizabeth.


O evento ocorreu no pátio da escola e contou com a presença de quase 400 alunos que acompanharam a palestra com entusiasmo. “Somos todos iguais, independente de sermos gordos, magros, negros ou brancos, mas nem todos os alunos pensam assim, por isso é importante que seja trabalhado aqui escola a discriminação e o preconceito”, afirmou a estudante do 8º ano, Ericka Aline Oliveira.


A gestora da Escola Santa Terezinha, Josicléa de Amorim, também mostrou satisfação em receber a equipe da Secretaria Municipal de Educação. “É maravilhoso trabalhar e reforçar esse tema nas escolas, porque, infelizmente, existem casos de bullying no ambiente escolar, por isso, esperamos que o evento tenha atendido as expectativas de todos e que os alunos  tenham absorvido as informações transmitidas no trabalho realizado hoje”, salientou.

Ascom/PMP
Foto: Patrícia Telles

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *