Ainda no papel, Ponte Salvador-Itaparica já custou mais de R$ 316 milhões ao governo baiano

A Ponte-Salvador Itaparica ainda é apenas uma projeção 3D, mas já consome recursos públicos. A informação é do site Aratu On. De acordo coma publicação, o projeto apresenta gasto público de R$ 316,88 milhões apenas com estudos, projetos e o aporte ao Fundo Garantidor da Ponte (FGAP). O valor, no entanto, deve aumentar. Com os atuais contratos já assinados, o Estado ainda terá que pagar mais R$ 50,6 milhões às empresas.

Mesmo com os custos, o contrato pode ser cancelado, segundo afirmou o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT).“Tem alguns projetos que a minha chegada significa fazer uma avaliação, e não quer dizer que vamos ter que continuar com o imbróglio. Por exemplo, a BYD vai anunciar a indústria, mas temos VLT com eles. Caso a gente perceba que tem ainda dificuldade de realização, vamos dialogar, com possibilidade de distratar e abrir licitação. A mesma coisa é a ponte. O Lula falou pessoalmente com o presidente Xi Jinping. Ele falou pessoalmente com o consórcio que ganhou a licitação. Caso a gente entenda, em pouco tempo, que as coisas não estão andado, a gente toma providências”, disse, durante os festejos do Dois de Julho, em Salvador.

Em nota enviada ao Aratu On, a concessionária responsável pela construção da ponte disse que “a parceria segue fortalecida em direção à concretização desse importante investimento no setor de Infraestrutura da Bahia”.

A empresa também informou “que se mantém mobilizada e comprometida com a execução plena do contrato firmado com o Governo da Bahia”.

Confira a nota completa:

“O Sistema Rodoviário Ponte Salvador-Ilha de Itaparica criará um novo vetor de desenvolvimento na Bahia, beneficiando 10 milhões de habitantes em cerca de 250 municípios. Será a maior ponte da América Latina, com 12.4 km, e no pico da obra, serão gerados cerca de sete mil empregos. Serão implantados mais de 50 programas, englobando temas ambientais, socioculturais, uso e ocupação do solo, habitação, infraestrutura urbana e educação.

A construção desse empreendimento é um processo de alta complexidade e, para iniciar as obras fisicamente, diversos tipos de estudos e serviços precisam ser realizados. A maioria deles já foi concluído como, por exemplo, a batimetria, a geofísica e os estudos ambientais, sociais e culturais. A próxima etapa será a realização da dragagem do Porto de Salvador e a sondagem na Baía de Todos-os-Santos, ambos os procedimentos previstos para esse ano de 2023. Juntos, os dois serviços somam investimentos de mais de R$ 300 milhões.

A Ponte é fruto de uma Parceria Público-Privada (PPP) entre o Governo da Bahia e um consórcio chinês formado dois grandes grupos que estão entre os maiores do mundo no segmento de construção e infraestrutura. São eles: China Railway 20th Bureau Group Corporation (CR20) e China Communications Construction Company (CCCC). Essa parceria segue fortalecida em direção à concretização desse importante investimento no setor de Infraestrutura da Bahia. Desde a assinatura do contrato, em novembro de 2020, até o momento, a Concessionária já investiu mais de R$ 100 milhões e segue em andamento com seu plano de investimentos nas próximas etapas da obra. Por fim, a Concessionária reforça que se mantém mobilizada e comprometida com a execução plena do contrato firmado com o Governo da Bahia.”

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