Próximo feriado nacional ocorre em 7 de setembro; veja a lista completa de outros feriados este ano

O próximo feriado deste ano ocorre neste setembro, no dia da Independência do Brasil, numa quarta-feira (07/09). Além desta data, teremos ainda este ano, quatro dias de feriados nacionais e outro dia em que terá ponto facultativo.

As informações estão acordadas com o calendário do Ministério da Economia (ME) e não considera as datas comemorativas estaduais, municipais e regionais, como aniversários de cidades ou padroeiras da região.

A portaria emitida pela pasta do governo ainda relatou ser proibido aos “órgãos e entidades integrantes do Sistema de Pessoal Civil da Administração Federal antecipar ou postergar ponto facultativo”.

publicidade

 

 

Lista com os próximos feriados nacionais

  • 7 de setembro, Independência do Brasil (feriado nacional);
  • 12 de outubro, Nossa Senhora Aparecida (feriado nacional);
  • 28 de outubro, Dia do Servidor Público (ponto facultativo);
  • 2 de novembro, Finados (feriado nacional);
  • 15 de novembro, Proclamação da República (feriado nacional); e
  • 25 de dezembro, Natal (feriado nacional).

Vale destacar que nem todos os feriados serão obrigatórios. O Dia do Servidor Público, marcado para dia 28 de outubro no país, cairá numa sexta-feira e será, por sua vez, ponto facultativo. Sobre isso e o cumprimento das demais datas, o Ministério da Economia se pronunciou.

“São para cumprimento pelos órgãos e entidades da administração pública federal, direta, autárquica e fundacional do Poder Executivo, sem prejuízo da prestação dos serviços considerados essenciais”, declarou a portaria da pasta.

Diferenças entre feriado e ponto facultativo

Uma vez que uma das datas previstas para esse ano não é considerada como folga obrigatória, é valido destacar quais são as diferenças entre feriado e ponto facultativo. A distinção entre ambos o termo é relativamente fácil de destacar, embora ainda haja confusão.

Feriado

No feriado, é obrigatória a folga. Isso vale tanto para quem trabalha na rede pública quanto a quem trabalha na rede de iniciativa privada.

publicidade

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *