Programa vai capacitar produtores de frutas para mercado internacional

Evento de lançamento reuniu autoridades, produtores e exportadores da fruticultura do Vale do São Francisco

O Centro de Excelência em Fruticultura do Sistema Faeb/Senar em Juazeiro foi palco, na quarta-feira (17), do lançamento e assinatura de convênio do Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX), criado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) em parceria com a Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas) e apoio de outras entidades.

O programa vai possibilitar treinamento, qualificação e capacitação de produtores e empresas para exportação. Já o convênio no valor de R$ 9.486.862,83, firmado com a Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina-PE (Facape), vai permitir a continuidade do Projeto Setorial Frutas do Brasil até 2024.

O Sebrae é um dos parceiros da iniciativa. No lançamento, a instituição foi representada pelo diretor técnico Franklin Santos e pelo gerente da unidade regional em Juazeiro Carlos Cointeiro.

Franklin Santos destacou a oportunidade de conversar, ouvir e estreitar ainda mais os laços que unem o Sebrae, Abrafrutas e ApexBrasil, e todos os parceiros de projetos de fortalecimento da indústria da fruticultura. “O Sebrae tem uma participação muito importante no trabalho de tratamento e monitoramento da mosca da fruta, etapa crucial que desenvolvemos no atendimento a mais de mil produtores apoiados pela instituição ao longo desses anos, possibilitando vencer as barreiras sanitárias para a exportação de um produto de qualidade”.

Franklin lembrou também do papel do Sebrae ao longo dos últimos 25 anos na consolidação do polo de frutas da região, iniciado no contato com os pioneiros produtores de manga e uva dos projetos de irrigação locais. “Desde o começo, o Sebrae esteve presente, levando capacitação para os produtores no manejo da atividade, nas questões sanitárias, qualificando-os para o mercado. Hoje, sabemos que o reconhecimento desse trabalho é a maior recompensa para a instituição Sebrae”, finalizou.

A solenidade reuniu ainda dirigentes do Senar, do Sesi-Senai, Facape, além de empresários, secretários municipais, representantes de entidades públicas e privadas do Vale do São Francisco, imprensa e outros convidados.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *