REDUTORES DE DANOS REALIZAM INTERVENÇÃO DA FEIRA DO JOÃO DE DEUS

Foto/Ilustrativa
Foto/Ilustrativa

Redutores de danos de Petrolina realizam mais uma intervenção educativa. Dessa vez, a abordagem será realizada na feira livre do bairro João de Deus, tendo como público alvo, feirantes e consumidores.

O grupo atua no sentido de reduzir os danos causados pelo uso abusivo de álcool e outras drogas, orientando a população sobre os riscos desse abuso e informando sobre os serviços de saúde disponíveis no município.

De acordo com o grupo, alguns espaços favorecem o uso de drogas. “Nas feiras livres o índice de consumo de drogas é bem elevado, o que torna comum identificarmos pessoas que excederam esse consumo. Além disso, por comercializar produtos com um preço mais baixo, a feira atrai mais consumidores”, explica a redutora Valdívia Rodrigues, sobre o motivo para a escolha do local.

Na feira, além da parte educativa, com a abordagem dos usuários e a distribuição de panfletos, também serão disponibilizados preservativos. “O uso de drogas, exceto cigarro, expõe o usuário ao comportamento sexual de risco. Por isso, além de orientar sobre o perigo de contrair doenças sexualmente transmissíveis, entregamos as camisinhas para reforçar a prevenção”, conta Valdívia Rodrigues, que é agente comunitária de saúde.

A atividade contará com o apoio da Associação de Moradores do bairro João de Deus.

Escola de Redução de Danos

A Escola de Redução de Danos é um projeto da Secretaria Municipal de Saúde de Petrolina, aprovado pelo Ministério da Saúde. Todos os redutores passaram por um período de capacitação, antes de iniciar as atividades práticas nas ruas do município. Inicialmente, o grupo vem realizando a identificação dos pontos de uso de drogas e prostituição e sensibilizando os usuários, o que é parte da estratégia da redução de danos. “Primeiro, nós conhecemos o espaço e em seguida sensibilizamos os usuários para conquistar a sua confiança e fazer nossas intervenções”, informa a psicóloga Poliana Cruz.

A Escola conta com 18 redutores de danos, que divididos em cinco grupos, atuam em vários pontos do município, como o terminal rodoviário, a Praça das Algarobas, Ilha do Rodeadouro e outros locais, onde a equipe verificou a existência de pontos de prostituição e uso de drogas.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *