O Vereador Zé Carlos Medeiros esteve no programa Bastidores da Notícia, na rádio Tropical Sat FM, e fez criticas ferrenhas ao projeto que estabelece a Parceria Público Privada – PPP, que a gestão Municipal pretende instalar em alguns órgãos da cidade, entre eles o SAAE.
O Serviço Autônomo de Água e Esgoto, que é alvo de várias reclamações, vindas principalmente da população, que sofre com a constante falta d’água na cidade. Ontem (13), a câmara convocou o Diretor Presidente do SAAE, Joaquim Neto, para prestar esclarecimentos sobre as consecutivas falhas no abastecimento de água na cidade. O Joaquim Neto pode ser ouvindo em até 30 dias.
Segundo o Vereador, depois que foi anunciada a PPP para o Serviço Autônomo de Água e Esgoto, o órgão tem sofrido com vários problemas. “Logo após a aprovação das PPP’s na câmara, estranhamente o SAAE vem passando por problemas seríssimos, como se estivesse sem recurso para se investir, quando não é verdade”, afirmou.
SANEAMENTO
Durante o programa, o ouvinte Antônio Primo, morador do bairro Jardim Flórida em Juazeiro, pediu a atenção para a conclusão das obras de saneamento do bairro. “Eu queria pedir a atenção do vereador, para o restante do saneamento que o Prefeito ficou de fazer e não fez”, declarou.
Segundo Zé Carlos, as providências para o andamento das obras paradas já foram tomadas. “A um ano e meio atrás, eu acionei o Ministério Público Federal, por causa de obras paradas, recursos federais que chegaram ao município e as obras estão paradas, porque os recursos chegaram e não concluídas”, expôs.
FALTA D’ÁGUA
Segundo Juvenilson Rocha dos Santos, morador do bairro Piranga I, que participou por telefone e informou que o SAAE está interrompendo o fornecimento do bairro por que a população não está pagando as contas. “O SAAE alegam que boa parte do bairro não estão pagando água e eles desligam a bomba. Consequentimente tem gente aqui que tem bem um mês que não toma banho no chuveiro“, reclamou.
O Vereador esclareceu que o SAAE está racionando água. ”Há algum tempo o Gestor do SAAE, Joaquim Neto, disse aqui que estaria começando um manobra, isso não é manobra é racionamento. Uma empresa que tem mais de 6 milhões de lucro por ano e o diretor dizer que vai fazer racionamento? Porque dinheiro ta entrando e ninguém sabe como ta saindo”, questionou.
O sindicato dos Trabalhos em Águas, Saneamento e Meio Ambiente da Bahia – SINDAE ira realizar uma manifestação na semana Mundial da Água com a coleta de assinaturas pedindo a revogação da lei das PPP.
Texto: Adeilton Júnior