Feriado do Dia do Trabalhador reuniu profissionais da educação no Clube Recreativo da APLB/Juazeiro

Trabalhadores e trabalhadoras da educação de Juazeiro passaram um dia de recreação naquele em que se comemora nacionalmente o Dia do Trabalhador. Depois de muita luta, participações em assembleias, manifestações e protestos, os educadores se permitiram um dia de lazer.

Com torneios esportivos como futebol de salão, de campo, frescobol, vôlei de areia, dominó e jogo de peteca, todos puderam descontrair e ainda ter direito a um show de voz e violão com o cantor Orlandinho seguido por Dennes Caffé e banda.

Mas como lembra bem um cartaz visível no palco, Paulo Freire já disse que: “Ser professor e não lutar é uma contradição pedagógica”. A luta não foi deixada de lado mesmo nesse dia de celebração e os trabalhadores e trabalhadoras em educação tiveram um momento intitulado de ‘Luta e Resistência’.

Juntos em um só pensamento, unidos pelo desejo de ver assegurados seus direitos duramente conquistados, se reuniram em das quadras do espaço para enfatizar a continuidade das reuniões, assembleias e manifestações para sustentar a luta.

“Comemoramos hoje o Dia do Trabalhador que também é dia de luta constante por dias melhores na educação, de preservação das conquistas, principalmente de garantias de direitos. Comemoramos ainda a vinda do trabalhador para seu clube social que eleva a autoestima do trabalhador que celebra o seu dia e também se reúne em uma reflexão, tratando de nossas estratégias de luta.

É um dia importante, mas lamentamos que em nossa cidade vivemos um momento de perdas dos direitos através do governo municipal e o estadual tirando o direito do trabalhador modificando a forma de reajuste do piso e da tabela salarial dos professores e de todos os trabalhadores em educação”, ressalta o diretor da APLB Sindicato, Gilmar Nery.

Professora do município há 23 anos, Denise Farias disse que o Dia do Trabalhador é um dia para comemorar, mas que “também é um dia para reflexão, pois cada trabalhador ali precisa do lazer, assim como continuar a luta.

A profissão de professor é muito valiosa, mas se não continuar lutando podemos perder o que já foi conquistado. Por isso, além de comemora nosso dia, precisamos continuar reflexivos e sustentar a luta que é de todos”.

O evento contou com a presença dos vereadores Mitu, Dr. Salvador, Alex Tanury, do deputado estadual Zó, além do professor Régis Menezes do Núcleo Territorial de Educação (NTE 10) que deixou um recado aos professores em deu dia.

“Estamos sempre atentos às demandas da educação de Juazeiro e territórios que compreende quase 40 mil estudantes e mais de 3 mil funcionários. Sabemos que o momento é difícil, mas o Estado está atento a tudo e é importante manter o diálogo para atender todas as demandas da educação”.

Para o diretor da APLB Sindicato em Juazeiro, o importante é “continuar na luta e isso está presente pela força e a coragem demonstrada pela categoria em estar firme e unida todos os dias. Nossa luta passa também pela derrubada do fascismo e reflexão sobre nosso passado, presente e futuro que será definido em Outubro com as eleições, pois precisamos que a democracia seja retomada em nosso país”, finaliza Gilmar Nery.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *