Visitas do ‘Criança Feliz’ fortalecem vínculos afetivos de quase 900 famílias petrolinenses

Reservar um tempo para os filhos e observar o desenvolvimento dos pequenos é uma tarefa que, muitas vezes, pode passar despercebida por algumas famílias. Mas, em Petrolina, cerca de 900 lares têm contado com um importante apoio do programa ‘Criança Feliz’ na hora de desenvolver atividades, e assim, fortalecer os vínculos afetivos entre si.

Com visitas semanais às casas das famílias atendidas, as educadoras sociais do programa estimulam aspectos de linguagem, cognição, vínculos afetivos e socialização. A dona de casa, Keiliany Alberto, mãe do pequeno Anthony Moisés, conta que as visitas auxiliaram ela a acompanhar mais o desenvolvimento de seu filho. “Depois que a gente passou a receber essas visitas, eu percebi que ele mudou muito. Às vezes, as visitadoras chegam, brincam com a gente, e ele depois fica interagindo mais, me chamando pra ficar com ele, querendo repetir as brincadeiras, e isso foi muito bom”, disse.

A secretária executiva de Proteção Social Básica, Doriane Secchi Mascarelo, explica que, a cada visita, as educadoras dialogam com a família sobre a importância dos laços e do acompanhamento e desenvolvimento familiar. “Não são apenas brincadeiras, são políticas públicas para apoiar as famílias em situação de vulnerabilidade para que elas promovam o desenvolvimento integral de suas crianças”, explicou.

O programa do Ministério da Cidadania, é coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos e é destinado a gestantes e crianças até os seis anos de idade. A proposta é promover o desenvolvimento das crianças e gestantes, envolvendo ações de saúde, educação, assistência social e direitos humanos. Em Petrolina, as atividades são planejadas e direcionadas às famílias que já são acompanhadas pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS).

————————–

Magnólia Costa – Assessora de comunicação da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (Sedesdh)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *