Prefeitura de Petrolina entrega 8 toneladas de alimentos a famílias da área rural

 

Nesta terça-feira (19), a Prefeitura Municipal de Petrolina, através do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), realizou a entrega de 8 toneladas de alimentos, distribuídos para 550 famílias da área rural. Foram beneficiadas as comunidades de Izacolândia, Cristália, Maria Gorete, Simpatia e Almas.

O Programa de Aquisição de Alimentos é uma das ações do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome em parceria com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), governos estaduais e municipais. Em Petrolina, o programa é coordeado pelas Secretarias de Desenvolvimento Social e Trabalho (Sedest) e de Irrigação.

A cada quatro meses, são cadastrados 83 famílias em Izacolândia e 86, na área rural (assentamentos). Essas famílias recebem, quinzenalmente, alimentos, entre frutas, verduras e cereais, comprados de pequenos produtores do município, a preços compatíveis bem mais acessiveis. Além dos alimentos, as famílias recebem acompanhamento, através de reuniões e divulgação de serviços de programas sociais, realizadas pela equipe do Centro de Referencia da Assistência Social (CRAS).

O programa beneficia famílias como a do agricultor Cicero Miguel, de 87 anos, que aguardava, ansioso, receber os alimentos. “Esse alimento vai ajudar muito na minha casa.Prefeito como esse que se preocupa com as pessoas não vai existir mais, fico feliz por estar vivo e ver tantas coisas boas”, afirmou. A alegria também foi notável para a agricultora Vanessa Generino, que no momento, só conta com o recebimento dos alimentos para o sustento da família. “Esses alimentos são nutritivos, e para mim que estou amamentando é muito importante, porque não estou podendo trabalhar. Essa ação ajuda muitas famílias que não tem condições de comprar sua feira como eu”, destacou.

Segundo o Superintendente Regional de Agricultura, Domingos Sávio, popularmente conhecido como “Domingos de Cristália”, esse programa tem contribuído muito para o sustento de famílias em situação de vulnerabilidade social. “Através de uma solicitação do prefeito, estamos levando esse programa para a população em situação de insegurança alimentar, facilitando a inclusão social e econômica, através do fortalecimento da agricultura familiar. A cada quinze dias, fazemos essa entrega nas comunidades mais necessitadas, mas como estamos no período da Semana Santa, fizemos um esforço para levar alimento para toda a comunidade”, salientou.

Texto e fotos: Ascom PMP

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *