Vencedores do Prêmio Sebrae de Jornalismo recebem troféus na sede do Sebrae

Na categoria Jornalismo em Texto, foi premiada uma matéria do jornal Correio*, de autoria da repórter Hilza Cordeiro, intitulada “Pérola do sertão: licuri começa a entrar com força na alta gastronomia e cosmética de luxo”. O texto fala como o licuri tem vasto aproveitamento e virou matéria-prima para diversos produtos, destacando ainda a necessidade de proteção às produtoras originárias.

“Fiquei especialmente feliz por ter ganhado esse prêmio, porque é uma matéria que tem tudo que eu acredito. A força que brota do chão do semiárido, o empreendedorismo de mulheres, sobretudo as sertanejas. Então, foi uma honra não só receber o prêmio, mas por essa matéria, porque eu me dediquei muito nela para mostrar essa cara do sertão e poder dar visibilidade a essa cultura tradicional do interior da Bahia”, afirmou Hilza.

Na categoria Jornalismo em Vídeo, a vencedora foi a TV Bahia, com o trabalho “Novos Formatos”, que tem como equipe Camila Pimentel, Eduardo Oliveira, Douglas Oliveira, Jefté Rodrigues, Lino Fernandes e Pedro Schimidt, veiculado no programa Blog do Emprego. A reportagem traz exemplos de empreendedores baianos que se reinventaram e se readequaram a novos formatos nesse período de pandemia.

“Foi um esforço tremendo fazer essa reportagem, em um momento da pandemia tão desafiador, que precisava ir à rua, conversar com as pessoas. Mas entendemos que poderíamos, de alguma forma, contribuir com essas pessoas. Elas se motivaram mais, conseguiram novos clientes, aprenderam outras formas de ganhar dinheiro. Foi bom para mostrar que novos formatos são possíveis, independente da situação que estamos vivendo”, reforçou Eduardo Oliveira.

Já na categoria Jornalismo em Áudio, o trabalho vencedor foi o podcast Oportunidades Invisíveis, da Rádio Educadora da Bahia, realizado por Thaís Seixas e Lise Lobo. A série de quatro episódios reúne experiências inovadoras criadas a partir de uma necessidade ou situação adversa.

“Eu já tinha participado do prêmio, em uma outra edição, que fiquei entre os finalistas. Sempre acompanhei porque o Prêmio é uma referência. Logo quando produzimos a série, lembrei que tinha a ver com negócios, empreendedorismo, a relação com a pandemia. Fiz focada em trazer um conteúdo completo, com várias perspectivas de pessoas que estavam ali, dentro dessas iniciativas, pessoas de fora que fizeram análise sobre o contexto. E esse reconhecimento é importante para pensarmos em seguir adiante e trazer séries inéditas. Já estou pensando em outra série para tentar participar no próximo ano”, complementou Thais Seixas.

Por fim, na categoria Fotojornalismo, o vencedor foi Rafael Martins, com um trabalho publicado no portal TAB UOL, que registrou os típicos carrinhos de café em Salvador, em uma matéria que destaca que os equipamentos participam até de concurso.

“Esses homens fazem parte da nossa cultura, com os tradicionais carrinhos de café. As fotos eram parte de um edital de projeto cultural aprovado, mas acabou não ocorrendo, por conta da pandemia, mas conseguimos sugerir uma pauta e o resultado está aí”, afirmou o forógrado.

Os vencedores foram contemplados com troféu, um smartphone e uma bolsa para participar do Seminário Empretec, metodologia desenvolvida pela ONU e aplicada no Brasil com exclusividade pelo Sebrae que busca trabalhar aspectos comportamentais focados em empreendedorismo. Os jornalistas premiados na etapa estadual disputam agora a etapa regional.

20211110_Entrega dos prêmios aos vencedores do Premio Sebrae de Jornalismo. Foto Darío G. Neto/ASN Ba. Esta fotografia oficial da Agência Sebrae de Notícias é disponibilizada apenas para uso jornalístico, podendo ser publicada por veículos noticiosos e assessorias de comunicação. Também está disponível para uso pessoal pelo(s) sujeito(s) que aparecem na imagem. A fotografia não pode ser manipulada de qualquer maneira e não pode ser utilizada em materiais publicitários, promocionais, comerciais ou políticos. É obrigatório, como previsto na lei do direito autoral ( n.º 9.610 de 19/02/1998), a divulgação do “nome do autor/ASN Bahia” junto com a própria imagem.

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