VÍRUS CONTRA O VÍRUS E A POSSÍVEL VACINA

Até o momento, a pandemia do novo coronavírus já deixou 229.573.932 contaminados e 4.709.427 mortos no mundo. No Brasil são 21.247.094 contaminados e 591.440 mortos. Os dados são da Universidade Johns Hopkins.

O número de doses de vacina aplicadas no planeta chegou a 6 bilhões. No Brasil são 224.442.692 de unidades administradas. Os dados são da Bloomberg (mundial) e de VEJA (nacional).

O VIRUS

Um novo estudo da USP traz uma descoberta que pode servir como marcador de intensidade e recuperação da Covid-19. Trata-se da correlação entre o novo coronavírus e o TTV (torquetenovírus), um dos vírus mais frequentemente encontrado no organismo humano e que não está associado a nenhuma doença específica.

A pesquisa analisou amostras de 91 pacientes com Covid-19 e outras 126 pessoas que testaram negativo e descobriu que o nível de TTV aumentou nos infectados pelo novo coronavírus – quanto mais altos, mais tempo eles permaneceram doentes – e que a queda da carga viral foi acompanhada de resolução dos sintomas. Já entre os não infectados, a concentração de TTV manteve-se estável

POSSÍVEL NOVA VACINA

A OMS escolheu o Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos) da Fiocruz como centro para desenvolvimento e produção de vacinas com tecnologia de RNA mensageiro na América Latina. A escolha da unidade da fundação foi feita por um comitê de especialistas independentes e é resultado de uma chamada mundial lançada no dia 16 de abril deste ano com o objetivo de ampliar a capacidade de produção e o acesso aos imunizantes contra a Covid-19 nas Américas. O novo fármaco candidato, ainda em estudo pré-clínico, é baseado na tecnologia de RNA autorreplicativo, e manifesta, além da proteína Spike, também a proteína N, que melhora a resposta imunológica

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *