Lembre-se, energia elétrica está na bandeira vermelha 2, tarifa mais cara

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) autorizou entrada da bandeira tarifária vermelha, patamar 2,  desde o dia 1º de junho, o que indica um acréscimo na tarifa em razão dos custos para a geração de energia. Para ajudar os baianos a evitar um aumento no valor da fatura no mês de junho, a Coelba reuniu algumas dicas que podem gerar uma redução de até 30% no consumo de energia.  

Com mudanças práticas na rotina diária, é possível reduzir em até 15% o consumo da energia em uma residência. Se a mudança for associada a troca de equipamentos antigos, a redução chega a cerca de 30%.  

Pequenas atitudes podem fazer a diferença. Para uma família de até quatro pessoas, por exemplo, reduzir o tempo de duração de um banho de oito para seis minutos chega a representar uma economia de até 10% no mês. Com a substituição de equipamentos antigos, como por exemplo a geladeira, a redução pode ser de até 30%. Neste último caso, é importante priorizar refrigeradores com o selo PROCEL, do Ministério de Minas e Energia, que avalia o nível de eficiência energética dos produtos.         

Até mesmo desligar o stand-by dos eletrônicos nos ajuda, principalmente para períodos de ausência prologada. A energia necessária para manter no modo stand-by um computador, um roteador de banda larga, uma impressora à laser e dois conversores de TV à cabo é equivalente ao consumo de uma geladeira por quase dois meses.