Direto de Lagoa Grande

 

Copa do Tomate movimenta interior de Lagoa Grande

O futebol movimentou o interior de Lagoa Grande (Sertão do São Francisco) neste final de semana com a abertura da VII Copa de Futebol Society de Açude Saco II, que é organizado por uma comissão de esportistas da comunidade e região com apoio e realização da Prefeitura de Lagoa Grande, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Esporte e Turismo (Sedete).

O torneio início da competição reuniu as duas chaves da disputa com a chave A integrada pelos times de Iemanjá, Mandacaru, Assentamento Panelas, Rocinha, Sombrio, Açude Saco e Inacreditável Futebol Clube. E na chave B disputam a Copa o Esporte Domus, Máfia do Tomate, Lagoa do Barro, Deserto, Esporte Antonica, Juventude e Flamenguinho. Cada time só pode inscrever 14 atletas conforme orientação do regulamento da Copa.

Segundo o secretário Vanelson Santana Gomes, da Sedete, o objetivo da competição é promover e mobilizar as comunidades da região de Açude Saco II, estimulando o espirito de equipe e a confraternização entre todos e assim, valorizar os atletas. “Queremos também promover o intercâmbio sócio desportivo entre os inscritos da competição com as comunidades envolvidas”, completou Vanelson.

O evento esportivo também é uma forma de celebrar a cultura do tomate da localidade que é atualmente maior produtor do Sertão do Estado e o segundo de Pernambuco. “É uma forma de socializar essa comemoração e de dá ênfase a prática do futebol society no município de Lagoa Grande”, disse o titular da Sedete. A Copa do Tomate de Açude Saco II tem um regulamento bastante rígido e que deve ser cumprido, sobre risco de punição dos organizadores.

Um dos pontos diz que o time só entra em campo com a presença de 5 atletas. Outra norma é a tolerância para o início da partida que será de 20 minutos após o horário marcado. Caso a equipe não apareça, o adversário ganhará o jogo por WO. Vanelson Santana revela ainda que os jogadores devem ser oriundos do interior de Lagoa Grande, podendo também pertencer à zona rural das cidades de Santa Cruz da Venerada e Santa Maria da Boa Vista.

“A disciplina será leva à risca na competição. O atleta que praticar alguma ação antidesportiva será advertido verbalmente, mas se houver reincidência será punido com cartão amarelo e dependendo da ação, pode até ser expulso”, alerta o organizador da disputa. A competição segue até o mês de julho quando acontece a Festa do Tomate na comunidade com as finais da Copa integrando a programação oficial do evento.

Cinara Marques
Ascom/Lagoa Grande


 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *