Qualiescola Petrolina realiza formações para professores do município


Professores da rede municipal de ensino de Petrolina participarão de uma capacitação nos dias 15, 16 e 18 de abril. A reunião será dividida em dois grupos, de acordo com o tipo de especialização de cada docente. No total, serão capacitados 554 professores do 2º ao 9º ano. Nos dias 15 e 18, serão realizadas as capacitações dos professores de Português e Matemática, respectivamente, do Quali 2, no auditório do Sest/Senat. Para esse grupo, as formações terão duração de quatro horas e acontecerão das 8h às 12h. Para os tutores do Quali 1, o encontro será no dia 16 e dividido em dois grupos: uma parte dos docentes irão para a escola Luiza de Castro, e outra, para a Anésio Leão, tendo a formação das 08h às 17h, por se tratarem de profissionais que são do Ensino Fundamental 1.

 

O objetivo da formação é a requalificação da prática pedagógica, visando a qualidade do ensino e o alcance das metas estipuladas pelo IQE (Instituto Qualidade no Ensino) de 70%. Em pauta, os professores estudarão os cadernos responsáveis por sua formação (caderno 4/9 do Quali 1 e caderno 2/6 do Quali 2), participarão de oficinas para a análise de habilidades, traçar metas, focos e atividades através da comparação de notas das escolas. A capacitação é uma continuidade das atualizações que estão acontecendo desde 2010.

 

 

Segundo Adna Rodrigues, articuladora de Língua Portuguesa do IQE de Petrolina, as formações são específicas dessas duas matérias, porque são as disciplinas avaliadas externamente. “Em português, o aluno aprende a ler, interpretar e produzir textos, e em matemática aprende a resolução de situações e problemas. Essas duas disciplinas são as bases das avaliações externas, como na Prova Brasil, PARMEP e SAEPE pare obter a média do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica –  IDEB”, declarou.

 

Ainda de acordo com Adna, as formações são importantes para a melhoria na qualidade de ensino dos alunos de Petrolina. “Essa ação é positiva, pois além de atualizar as práticas pedagógicas do professor, requalifica a sua ação docente, melhorando assim a qualidade de ensino e, em consequência, proporcionando uma educação mais sólida”, finalizou.

 

 Ascom/PMP

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