Impactos e consequências dos ataques do governo Bolsonaro às políticas de saúde mental no Brasil

 Este será o tema do Programa Chame Gente de hoje (11), que terá como convidada a psicóloga Sarah Fonseca, mestre em Atenção Psicossocial e ex-coordenadora do Consultório na Rua de Petrolina. A live será transmitida a partir das 19h, nas redes sociais do Vereador Gilmar Santos (PT).

O assunto voltou ao debate depois que, na semana passada, o governo federal apresentou ao Conass (Conselho Nacional de Secretários de Saúde), um projeto para revogar cerca de 100 portarias editadas entre 1991 a 2014, que estabelecem a política pública de saúde mental.

Entre as mudanças sugeridas, estão o fim do programa de Volta para Casa, do Serviço Residencial Terapêutico, das equipes de Consultório na Rua. Todos esses programas fazem parte do programa anual de reestruturação da assistência psiquiátrica hospitalar no SUS. Além disso, os Centros de Atenção Psicossocial (Caps) fariam apenas reabilitação, não mais o atendimento psiquiátrico. O governo também propôs a extinção dos Caps-Ad, voltados aos usuários de álcool e drogas.

Quem faz o Chame Gente?

Coordenado pela equipe do Mandato Coletivo, o Chame Gente já recebeu mais de 70 convidados e convidadas desde o início do isolamento social, causado pela pandemia do Novo Coronavírus. Esse será o assunto do nosso #ChameGente de amanhã (11), que começa a partir das 19h em todas as nossas redes.