Até o momento, a pandemia do novo coronavírus já deixou 63.315.184 contaminados e 1.469.835 mortos no mundo. No Brasil são 6.335.878 contaminados e 173.120 mortos. Os números são da Universidade Johns Hopkins.
O governo de São Paulo anunciou que todas as regiões do estado irão regredir à fase amarela do plano de reabertura, após a alta de internações e casos de Covid-19. A mudança não altera a volta às aulas e também não haverá fechamento de atividades econômicas, mas sim maior controle em horários e lotações máximas.
Com o regresso, comércio e serviços poderão funcionar com capacidade máxima de 40%, o horário será limitado a 10 horas por dia, sendo proibido o funcionamento após as 22h, e eventos com público em pé não serão permitidos. Para o governador João Doria, trata-se de uma medida de “cautela”. Empresários do setor de serviços, contudo, estão preocupados com o recuo na flexibilização.
UTIs
Apesar do recuo no plano de reabertura, o estado de São Paulo tem a menor ocupação de leitos de UTI quando comparado com as outras quatro unidades da federação com maior número de casos oficiais. Atualmente, são 52,2% dos leitos paulistas ocupados, segundo levantamento de VEJA . No auge da pandemia, essa taxa era de 71%. A situação mais preocupante é de Santa Catarina, com 86,2% de ocupação. O Rio de Janeiro, por sua vez, tem 80%, um pouco abaixo das maiores taxas. Encontram-se em patamares semelhantes os estados da Bahia (68% de ocupação) e Minas Gerais (64,4%). Acompanhar a evolução das internações é essencial no controle da crise.