‘RETOMADA CONSCIENTE’ E O NOVO TESTE

Até o momento, a pandemia do novo coronavírus já deixou 5.710.393 contaminados e 356.042 mortos no mundo. No Brasil são 411.821 contaminados e 25.598 mortos.

O governador de São Paulo, João Doria, anunciou que a quarentena no estado será prolongada por mais quinze dias e as atividades econômicas serão retomadas  gradualmente, de acordo com a situação da epidemia em cada região, a partir de 1º de junho. A flexibilização do isolamento será dividida em cinco fases e foi definida pelos seguintes critérios: redução consistente do número de casos, disponibilidade de leitos nos hospitais, taxa de distanciamento social e uso de máscaras. A capital paulista, que está na fase 2, poderá reabrir os shoppings “com restrições” a partir de segunda-feira. A cada sete dias as autoridades vão reavaliar o cenário de cada região para saber se haverá evolução ou regressão na flexibilização.
Um laboratório brasileiro anunciou o lançamento de um novo exame  para identificar casos de Covid-19. Com amostras extraídas do nariz e da garganta de pacientes, o teste detecta a proteína do coronavírus. Esse modelo permite que as amostras sejam processadas de forma automatizada, sem necessidade de manipulação, como acontece com o RT-PCR, usado atualmente para detectar o vírus nos primeiros dias de infecção. A nova forma de diagnóstico dispensa refrigeração, o que ajudaria a levar o teste para regiões mais afastadas. O laboratório estima que poderão ser feitos diariamente cerca de 1.500 exames. O resultado sairá em três dias úteis.