Lóssio passa a borracha no passado

Coluna do Magno – 

A política é uma usina de surpresas e de interesses próprios, acima das causas coletivas. Com raras exceções, os políticos só costumam olhar apenas do umbigo para baixo. Em Petrolina, o ex-prefeito Júlio Lóssio (PSD) apareceu, ontem, feliz da vida, exibindo um sorriso Colgate numa foto ao lado do governador Paulo Câmara e de dois adversários históricos no PSB, o deputado federal Gonzaga Patriota e o deputado estadual Lucas Ramos.

Qual a simbologia política da imagem? As eleições municipais serão em outubro, as oposições em Petrolina estão divididas e Lóssio, principal liderança oposicionista, saiu da toca para dar um aviso: se for para derrotar o prefeito Miguel Coelho (MDB), que vai à reeleição com amplo favoritismo, será capaz de tudo, inclusive passar uma borracha nas divergências do passado com adversários, buscando uma candidatura consensual com combustão política e eleitoral.

Teoricamente, Lóssio seria o candidato mais competitivo, mas enfrenta dificuldades pelo isolamento político e um problema de natureza pessoal: seus bens, compreendendo todo patrimônio construído ao longo da vida, estão penhorados pela justiça. Diante disso, o que se diz é que poderá deixar as indiferenças de lado com o PSB, apoiando o pré-candidato socialista Lucas Ramos, filho do conselheiro do TCU, Ranilson Ramos.

Ao passar o dia ontem em Petrolina, o governador deu uma demonstração, também, de que o município, maior colégio eleitoral do Sertão, é prioridade. Ali, a campanha municipal tende a ser estadualizada e até nacionalizada, porque o que estará em jogo é a disputa do Palácio com as forças que integram o grupo do líder do Governo no Senado, Fernando Bezerra Coelho. Uma briga que promete capítulos emocionantes.