NESTA QUARTA TEM MAIS TEATRO NO JOÃO GILBERTO POR R$ 1,00 (UM REAL)

blogqsp.marca-verao-cenico

19:00 HORAS

SACOS VERMELHOS (GRATUITO)

12.345 (doze mil trezentos e quarenta e cinco) e 54.321 (cinquenta e quatro mil trezentos e vinte e um) se relacionam por meio dos sacos vermelhos que carregam. Estes sacos ganham diferentes significações ao longo da cena e põem em questão nossa forma de existir: nossas escolhas, limitações, medos, frustrações, expectativas, relações, etc. Os sacos que carregam podem ser “cheios, tumultuosos, limitadeiros”; pode-se ter a coragem para “abrimentá-los” ou, por medo, deixá-los “fechocados”.

E você? Já experimentou abrimentar seu saco alguma vez? E o que viu lá dentro?

20:00 HORAS

COMÉDIA: OS MENTIROSOS (UM REAL)

Com a proposta, nada usual, de explicar o pitoresco universo da mentira ou de indicar qual mentira é a mais “apropriada” para soltar no momento certo; o Bando das Artes Cínicas apresenta, “Os Mentirosos”.

As explicações para o ato de mentir podem ser muitas, mas quase nunca justificam a mentira ou, o que é pior, nunca desculpam o mentiroso. Mas, quem sabe, o teatro possa desvendar melhor esse mistério. O texto e a direção do espetáculo são do jovem autor Mamo Castro Jr., que colheu o material para a sua obra em personagens da vida real, criando cenas engraçadas e momentos onde a moral humana é destrinchada. A intenção é que o público se reconheça em cena e, assim, sorrir será a primeira reação, quando um defeito for reconhecido.

Os personagens cometem erros tragicômicos, o que provoca uma série de acontecimentos que levam ao campo da comédia. A história é contada por meio das mais variadas técnicas teatrais para textos rápidos, inteligentes e recheados de humor. As cenas desenvolvem-se focando tipos e situações clássicas da vida comum. À exemplo do marido, que não sabe explicar para a mulher onde perdeu a aliança.

O Bando afirma: “a verdade é uma só, todo mundo mente!”. E se a mentira é uma constante, quando se fala em sociedade os motivos para mentir dobram, e é apegando-se a essa premissa que o grupo promete fazer o público “deitar e rolar de rir”, através do que eles chamam de “arsenal de fraudes que utilizamos diariamente”.

A Temporada Verão Cênico 2013 visa estimular a difusão, a diversidade, a acessibilidade e a atuação em rede do teatro baiano. Os espetáculos foram divididos nas categorias ‘Temporada em Movimento’, ‘Mostra Cenas Curtas’ e ‘Mostra Teatro de Rua’, com espetáculos às segundas, terças e quartas-feiras nos 16 teatros participantes. Na temporada passada, o Verão Cênico levou mais de 9 mil espectadores ao teatro, em uma ação que envolveu cerca de 130 artistas em 33 espetáculos de palco, além de 34 grupos de teatro amador e 10 grupos de teatro de rua.

O projeto conta com apoio da Bahiatursa, da Superintendência de Desenvolvimento Territorial da Cultura (Sudecult), através da Diretoria de Espaços Culturais (DEC), e o Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI).

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *