Home / Política / Membros de comissão se preparam para sabatina de Eduardo no Senado

Membros de comissão se preparam para sabatina de Eduardo no Senado

Os membros da Comissão de Relações Exteriores do Senado já começam a se preparar para a sabatina do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP). O colegiado precisa aprovar a indicação do parlamentar para a embaixada do Brasil em Washington, nos Estados Unidos.

 

Segundo informações da coluna de Mônica Bergamo, na Folha de S. Paulo, o presidente da comissão, Nelson Trad (PSD-MS) fez um levantamento de todas as pessoas que já foram indicadas para embaixadas e não eram diplomatas de carreira. Ele encontrou 13 nomes, entre eles o banqueiro Walter Moreira Salles, embaixador em Washington no governo de Getúlio Vargas, o ex-governador do Rio de Janeiro Amaral Peixoto, que ocupou o mesmo cargo no governo de Juscelino Kubitscheck, e embaixadores em outros países.

 

O que ele não detectou no levantamento foi um pai que tenha indicado o próprio filho para uma representação diplomática, como o presidente Jair Bolsonaro (PSL) vai fazer.

 

Enquanto isso, a oposição também se organiza contra a aprovação de Eduardo. De acordo com a publicação, o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) pretende apresentar, nesta sexta-feira (16), um relatório favorável ao projeto que exige que apenas diplomatas de carreira possam ser indicados ao cargo de embaixador. A proposta foi apresentada pelo senador Álvaro Dias (Podemos-PR).