QUARTA TEM TEATRO NO CENTRO DE CULTURA JOÃO GILBERTO

Blogqspjuavirada26PROJETO TEMPORADA VERÃO CÊNICO 2013 TRAZ MAIS DOIS ESPETÁCULOS NESTA QUARTA DIA 16/01 PARA O CENTRO DE CULTURA JOÃO GILBERTO EM JUAZEIRO

19 HORAS:

SARAPOPEIA

Sarapopeia é um ritual, sarau, brincadeira, poética. Com uma coletânea de poemas vamos falando, jogando, musicando e a palavra ganha vida, vira imagem, ganha asas e se aninha no peito da gente feito passarinho. A palavra bendita pode ser dita de varias formas até formar nossa Sarapopéia. Nessa danação eu, tu, eles, viram nós e nos reconstruímos poesia nesse jeitinho Sarapopéia de olhar e dizer o mundo.

20 HORAS:

A EDUCAÇÃO PELA PEDRA: UM CONCERTO PARA POESIA

da obra de João Cabral de Melo Neto

A EDUCAÇÃO PELA PEDRA: UM CONCERTO PARA POESIA é um trabalho artesanal cujas músicas inéditas, compostas pelos músicos Alexandre Bloisi e Jaiton Paim, foram ao encontro da poesia do pernambucano João Cabral de Melo Neto, o autor de um dos mais significativos poemas brasileiros, “Morte e Vida Severina”. A maioria das poesias escolhidas para o concerto está no livro “A Educação pela Pedra e outros poemas”, vencedor de diversos prêmios. João Cabral revela nas poesias desse concerto o grito mudo da língua nordestina, o árido deserto de suas paisagens e a sofisticação de uma poética cujo ritmo não é apenas musical, mas sintático. Temas caros como “morte”, “seca”, “miséria” e “vida” são tratados – na métrica dos poemas, na escolha das palavras e na estruturação dramática de suas metáforas – como personagens de um mundo próprio e independente. Em cena uma atriz, Cristina Leifer e dois músicos, Alexandre Bloisi e Marcel Morón se expõem na estranheza desse palco-sertão para preencher as suas lacunas com o lirismo e a dureza de uma obra de extraordinária força poética.

DIA 16/01 NO CENTRO DE CULTURA JOÃO GILBERTO EM JUAZEIRO

19 HORAS SARAPOPEIA ENTRADA FRANCA

20 HORAS EDUCAÇÃO PELA PEDRA (INGRESSOS R$ 1,00 UM REAL INTEIRA E R$ 0,50 CINQUENTA CENTAVOS MEIA.)

A Temporada Verão Cênico 2013 visa estimular a difusão, a diversidade, a acessibilidade e a atuação em rede do teatro baiano. Os espetáculos foram divididos nas categorias ‘Temporada em Movimento’, ‘Mostra Cenas Curtas’ e ‘Mostra Teatro de Rua’, com espetáculos às segundas, terças e quartas-feiras nos 16 teatros participantes. Na temporada passada, o Verão Cênico levou mais de 9 mil espectadores ao teatro, em uma ação que envolveu cerca de 130 artistas em 33 espetáculos de palco, além de 34 grupos de teatro amador e 10 grupos de teatro de rua.

O projeto conta com apoio da Bahiatursa, da Superintendência de Desenvolvimento Territorial da Cultura (Sudecult), através da Diretoria de Espaços Culturais (DEC), e o Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI).

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *