Júlio Lóssio promete dar atenção redobrada à educação dos jovens

Do G1 PE

Reeleito em Petrolina, no Sertão do estado, o prefeito Júlio Lossio disse em entrevista ao Bom Dia Pernambuco desta terça-feira (8) que a educação continua sendo uma prioridade no segundo mandato. De acordo com o prefeito, Petrolina atualmente tem o maior Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de Pernambuco entre as oito maiores cidades, um índice maior que Recife , Jaboatão e Caruaru, por exemplo. Para ele, toda cidade brasileira deveria priorizar a educação pelos próximos vinte ou trinta mandatos.

De acordo com Júlio Lossio, Petrolina é uma cidade que vem crescendo em diversos aspectos e precisa de atenção dobrada na formação dos jovens cidadãos. “Educação pública requer um esforço muito grande e nós fazemos isso desde a alfabetização. Se você não consegue formar bem a criança no ensino fundamental, você terá muitas dificuldades em colocá-la na Universidade ou institutos de tecnologia”.

Ainda no tema de educação, o prefeito reeleito se preocupa com os salários dos professores. Ele defende um projeto que busca tirar o professor de outras funções e levar de volta à sala de aula. “Uma preocupação muito grande é melhorar o salário dos professores. Só vamos conseguir fazer isso quando nós tivermos a maioria deles dentro da sala de aula, dentro do processo educacional. Poderíamos ter um salário duas vezes maior do que o atual”, diz.

A educação não é o único problema a ser tratado pelo prefeito. O novo salário mínimo também refletiu na economia. “Sempre que há aumento de salário, temos que nos adequar. Fizemos alguns ajustes logo após as eleições para começar 2013 com as contas ajustadas”, afirma.

Além da economia e da educação, o prefeito pretende tratar com atenção especial as obras de saneamento básico, atualmente em andamento na cidade, e na mobilidade urbana. “Viadutos são o caminho mais próximo entre dois engarrafamentos. Precisamos melhorar o transporte público de massa colocando mais gente nos ônibus. Isso só vai acontecer quando eles andarem mais rápido”, explica. Como solução, o prefeito pensa em criar vias segregadas de ônibus no município. “A ideia está sendo amadurecida”, esclarece.

Para ler mais notícias do G1 Pernambuco , clique em g1.globo.com/pernambuco

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *